Estágio Docência uma possibilidade de pensar a Educação Ambiental
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.1020Mots-clés :
Educação, Ciências SociaisRésumé
O estágio docência é um tema relevante para se pensar sobre a constituição da identidade docente na formação de Pós-Graduandas em Educação Ambiental à medida que potencializa pensar sobre e com a experiência. Nesse sentido este trabalho tem por objetivo compartilhar três experiências de Estágio Docência realizados em três diferentes turmas no curso de Pedagogia- FURG. Desenvolvemos este artigo motivadas pelo questionamento: De que forma a Educação Ambiental perpassou as salas de aula do Estágio Docência? Analisando nossas experiências concluímos que a presença da Educação Ambiental nestas salas de aula aconteceu, porém sua implicidade dificultou a identificação das licenciandas em Pedagogia com a temática elencada, o que pode não corroborar com uma sociedade que se pense justa, ética e sustentável.
Métriques
Références
BARCELOS, Valdo. Educação ambiental, infância e imaginação – uma contribuição ecologista à formação de professores(as). Revista Quaestio-Uniso, V. 6. n. 1. p. 33-45. Sorocaba, 2004.
BEHLING, G. M. Refletindo o processo da Apa da Lagoa Verde pelo olhar da educação ambiental / Rio Grande: FURG, 2007. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental. Fundação Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2007.
DIAS, G. F. Educação Ambiental: Princípios e práticas. 9. ed. - São Paulo: Gaia, 2004.
GUIMARÃES, Mauro. A formação de educadores ambientais. Coleção Papirus e Educação. Campinas, SP: Papirus, 2004
LEFF, Enrique. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 2001.
LOUREIRO, Carlos Frederico. Trajetória e Fundamentos da Educação Ambiental. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
MEYER, Mônica Angela de Azevedo. Educação Ambiental: Uma proposta pedagógica. Em Aberto, Brasília, v. 10, n.49, jan./mar. 1991.
PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e Docência. Coleção docência em formação. - Série saberes pedagógicos. 7. ed. São Paulo, Cortez, 2012.
REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA PARA ALUNOS DO PPGEA. Atualizado de acordo com a Deliberação COEPEA, 2014
SAUVÉ, Lucie. Uma cartografia das correntes em Educação Ambiental. In: Educação Ambiental Pesquisa e Desafios. SATO, Michele; CARVALHO, Isabel (Org). Porto Alegre: Atmed, 2005
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.