Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

    O arquivo avaliado e aprovado não será excluído do cronograma de publicação por conta de envio a mais de um periódico.

     
  • O arquivo utiliza o modelo disponibilizado (fazer download) e está em formato Microsoft Word .doc ou .docx.
     
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
     
  • O texto está em espaço 1,5 para Artigos e espaçamento simples para Resenhas; usa uma fonte de 12-pontos Times New Roman; emprega itálico em vez de sublinhado ou negrito (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
     
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

     
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos e resenhas), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

    Em caso de submissão para edição especial de eventos, é permitido o envio do artigo com a devida identificação dos autores.

     
  • Os textos escritos em língua portuguesa devem possuir também o título, o resumo e as palavras-chave traduzidos para a língua espanhola, francesa e inglesa e os escritos em língua espanhola, francesa e inglesa, devem ter os itens citados traduzidos para o português e para as duas línguas faltantes.
     
  • Foi incluído: Nome Completo; Maior Titulação; Afiliação; cidade, estado e país; e e-mail de contato de todos os autores no sistema de submissão e em arquivo suplementar (Utilizar o modelo dados complementares), sendo garantida assim a avaliação a cegas. Exemplo: Dr. Fulano de Tal; Doutor em Ciências; Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura - CLAEC; Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil; fulanodetal@claec.org.

    Todos os autores/coautores devem ser cadastrados na etapa 3 "Inclusão de Metadados" na opção "Incluir Autor".

     
  • O autor principal possuí titulação mínima de doutor ou indicou obrigatoriamente um coautor com a referida titulação.
     
  • O título, subtítulo e palavras-chave possuem somente a primeira letra em maiúscula (Caixa alta). Não serão admitidos textos que contenham de forma integral títulos, subtítulos e palavras-chave em maiúsculo (Caixa alta). Não se aplica a siglas.

     
  • Estou ciente que o não cumprimento integral das condições aqui expostas, acarretara no arquivamento imediato do texto submetido.
     
  • O autor, ao submeter a obra no sistema desta revista, declara de forma irrevogável, que detêm os direitos autorais e/ou de usos de todos os itens textuais, imagens, gráficos etc, que compõem a obra.
     


    Estou ciente que o não cumprimento integral das condições aqui expostas, acarretara no arquivamento imediato do texto submetido.
  • O autor se compromete com a submissão de três arquivos: a) o artigo; b) os dados de identificação dos autores; c) o termo de cessão de direitos autorais e de imagem.

Diretrizes para Autores

RELACult é um veículo de divulgação científica de periodicidade quadrimestral voltado para a publicação de artigos inéditos, resenhas, traduções entre outros documentos. Todos os textos apresentados serão submetidos de forma anônima a no mínimo dois membros do Conselho Editorial ou avaliadores Ad Hoc para emissão de parecer. 

- A revista não cobra nenhuma taxa ou encargo dos autores para a submissão de textos.

- Os trabalhos deverão ser encaminhados unicamente pelo sistema eletrônico de submissões da revista.

- Os trabalhos devem conter no máximo 3 integrantes entre autor e coautores.

- O autor principal que não tiver titulação mínima de doutor, deve obrigatoriamente ter um co-autor com a referida titulação.

- Por favor, certifique-se de ter incluído (Nome Completo; Maior Titulação; Afiliação; cidade, estado e país; e e-mail de contato) de todos os autores no sistema de submissão e em arquivo suplementar (Utilizar modelo dados complementares), sendo garantida assim a avaliação a cegas. Exemplo: (Dr. Fulano de Tal; Doutor em Ciências; Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura - CLAEC; Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil; fulanodetal@claec.org).

- Os textos escritos em língua portuguesa devem possuir também o título, o resumo e as palavras-chave traduzidos para a língua espanhola, francesa e inglesa e os escritos em língua espanhola, francesa e inglesa, devem ter os itens citados traduzidos para o português e para as duas línguas faltantes.

- O título, subtítulo e palavras-chave possuem somente a primeira letra em maiúscula (Caixa alta). Não serão admitidos textos que contenham de forma integral títulos, subtítulos e palavras-chave em maiúsculo (Caixa alta). Não se aplica a siglas.

O original deverá ser encaminhado digitado em Word, fonte Times New Roman 12, espaço 1,5, formato A4. Os artigos e documentos terão a dimensão mínima de 08 laudas e a máxima de 25 laudas, incluídas bibliografia e notas. Já as resenhas terão a dimensão mínima de 4 laudas e a máxima de 8 laudas. Os trabalhos poderão ser redigidos em português, espanhol, francês ou inglês.

Expressões em língua estrangeira, títulos de obras e passagens do texto que o autor deseje destacar devem ser digitados em itálico, evitando-se assim o uso do negrito. 

Os autores deverão utilizar o layout de submissão (Fazer download do documento) disponibilizado, no formato Microsoft Office Word (.doc). O modelo traz todas as informações de formatação do artigo, como estrutura, disposição do texto, referências bibliográficas, etc. O layout pode ser baixado por meio dos seguintes links:

 

MODELO DE ARTIGO

 

MODELO DE RESENHA

 

MODELO DADOS COMPLEMENTARES

 

TERMO DE DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM

III Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura

 
 

Dossiê: - Povos e comunidades tradicionais, ancestralidade e decolonialidade

Ementa: Povos e comunidades tradicionais. Grupos culturalmente diferenciados pela
Ancestralidade. Estudos subalternos. Estudos pós-coloniais. Estudos decoloniais.
Estudos descoloniais. Estudos culturais. Resistência. Memória.

Prazo de submissão: 15/05/2021

 

III - Congresso Internacional Online de Estudos sobre Culturas

 

 

Dossiê - De(s)colonizando mentes femininas em territórios Afrodiaspóricos

Ementa: O dossiê tem como objetivo realizar discussões sobre representações, lutas, frentes de conquistas realizadas por mulheres da América Latina/Afrodiaspórica. A colonização foi um momento histórico que marcou profundamente homens e mulheres latino-americanas/afrodiaspóricas. Porém, foi a mulher a principal invisibilizada por esse processo de racionalização do colonizador, em especial a mulher negra e indígena/Afrodiaspórica. Por isso, é necessário de(s)colonizar mentes femininas na América Latina por meio de obras, da história de vida, escritos, pensamentos e conhecimentos de mulheres que foram apagados pela história dominada por homens brancos. Ao resgatarmos toda a produção epistemológica, antropológica, sociológica e científica de mulheres da América Latina/Afrodiaspórica, reafirmamos o lugar que deve ser reconhecido a elas/nós enquanto pensadoras, cientistas, ativistas, questionadoras e construtoras de um mundo plural e igual. A perspectiva de(s)colonial não é apenas uma contestação ao colonialismo/colonialidade, vai além, posto que, traz para o debate a importância de discutir raça, gênero, sexualidade, classe e geopolítica. Portanto, a partir de tais premissas, buscamos contribuições para a de(s)colonização mentes femininas na América Latina/Afrodiaspórica. São bem-vindas discussões que tenham por base os Estudos do Sul; novas epistemologias, como por exemplo as Epistemologias de Terreiro; Mulherismo Afrikana; e, outras teorias/epistemologias/práticas que buscam contribuir para a construção de um mundo em que a humanidade de mulheres negras e indígenas seja possível.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.