Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

    O arquivo avaliado e aprovado não será excluído do cronograma de publicação por conta de envio a mais de um periódico.

     
  • O arquivo utiliza o modelo disponibilizado (fazer download) e está em formato Microsoft Word .doc ou .docx.
     
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
     
  • O texto está em espaço 1,5 para Artigos e espaçamento simples para Resenhas; usa uma fonte de 12-pontos Times New Roman; emprega itálico em vez de sublinhado ou negrito (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
     
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

     
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos e resenhas), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

    Em caso de submissão para edição especial de eventos, é permitido o envio do artigo com a devida identificação dos autores.

     
  • Os textos escritos em língua portuguesa devem possuir também o título, o resumo e as palavras-chave traduzidos para a língua espanhola, francesa e inglesa e os escritos em língua espanhola, francesa e inglesa, devem ter os itens citados traduzidos para o português e para as duas línguas faltantes.
     
  • Foi incluído: Nome Completo; Maior Titulação; Afiliação; cidade, estado e país; e e-mail de contato de todos os autores no sistema de submissão e em arquivo suplementar (Utilizar o modelo dados complementares), sendo garantida assim a avaliação a cegas. Exemplo: Dr. Fulano de Tal; Doutor em Ciências; Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura - CLAEC; Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil; fulanodetal@claec.org.

    Todos os autores/coautores devem ser cadastrados na etapa 3 "Inclusão de Metadados" na opção "Incluir Autor".

     
  • O autor principal possuí titulação mínima de mestre ou indicou obrigatoriamente um coautor com a referida titulação.
     
  • O título, subtítulo e palavras-chave possuem somente a primeira letra em maiúscula (Caixa alta). Não serão admitidos textos que contenham de forma integral títulos, subtítulos e palavras-chave em maiúsculo (Caixa alta). Não se aplica a siglas.

     
  • Estou ciente que o não cumprimento integral das condições aqui expostas, acarretara no arquivamento imediato do texto submetido.
     
  • O autor, ao submeter a obra no sistema desta revista, declara de forma irrevogável, que detêm os direitos autorais e/ou de usos de todos os itens textuais, imagens, gráficos etc, que compõem a obra.
     

    Pelo presente termo, o autor, ora denominado CEDENTE, declara que:
    a) assumo responsabilidade total pelo conteúdo veiculado no artigo de minha autoria;
    b) li as normas de submissão da Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, concordo com seus termos e condições e estou ciente de que esta submissão não possui taxa de submissão dos autores.
    c) declaro que as imagens utilizadas na obra são de minha autoria ou estão devidamente referenciadas conforme as regras da ABNT;
    d) Em caso de imagem que envolva direitos autorais de terceiros, o autor é responsável por anexar de forma complementar a devida autorização pelo uso assinada;
    e) transfiro com totalidade, exclusiva e a título universal, dos direitos autorais para publicação das IMAGENS e do conteúdo do artigo em qualquer meio: digital, impresso, eletrônico e/ou similares, sem limitação de número de exemplares, tiragens e/ou veiculações. Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA, nos termos do artigo 41 da Lei 9.610/98, podendo a CESSIONÁRIA realizar neste período quantas edições julgar conveniente, podendo editá-la e/ou reproduzi-la total ou parcialmente

    Estou ciente que o não cumprimento integral das condições aqui expostas, acarretara no arquivamento imediato do texto submetido.
  • O autor se compromete com a submissão de três arquivos: a) o artigo; b) os dados de identificação dos autores; c) o termo de cessão de direitos autorais e de imagem.

Diretrizes para Autores

RELACult é um veículo de divulgação científica de periodicidade semestral voltado para a publicação de artigos inéditos, resenhas, traduções entre outros documentos. Todos os textos apresentados serão submetidos de forma anônima a no mínimo dois membros do Conselho Editorial ou avaliadores Ad Hoc para emissão de parecer. 

- A revista não cobra nenhuma taxa ou encargo dos autores para a submissão de textos.

- Os trabalhos deverão ser encaminhados unicamente pelo sistema eletrônico de submissões da revista.

- Os trabalhos devem conter no máximo 3 integrantes entre autor e coautores.

- O autor principal que não tiver titulação mínima de mestre, deve obrigatoriamente ter um co-autor com a referida titulação. Não se aplica a edições especiais e editadas em parcerias com outras instituições.

- Por favor, certifique-se de ter incluído (Nome Completo; Maior Titulação; Afiliação; cidade, estado e país; e e-mail de contato) de todos os autores no sistema de submissão e em arquivo suplementar (Utilizar modelo dados complementares), sendo garantida assim a avaliação a cegas. Exemplo: (Dr. Fulano de Tal; Doutor em Ciências; Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura - CLAEC; Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil; fulanodetal@claec.org).

- Os textos escritos em língua portuguesa devem possuir também o título, o resumo e as palavras-chave traduzidos para a língua espanhola, francesa e inglesa e os escritos em língua espanhola, francesa e inglesa, devem ter os itens citados traduzidos para o português e para as duas línguas faltantes.

- O título, subtítulo e palavras-chave possuem somente a primeira letra em maiúscula (Caixa alta). Não serão admitidos textos que contenham de forma integral títulos, subtítulos e palavras-chave em maiúsculo (Caixa alta). Não se aplica a siglas.

O original deverá ser encaminhado digitado em Word, fonte Times New Roman 12, espaço 1,5, formato A4. Os artigos e documentos terão a dimensão mínima de 08 laudas e a máxima de 25 laudas, incluídas bibliografia e notas. Já as resenhas terão a dimensão mínima de 4 laudas e a máxima de 8 laudas. Os trabalhos poderão ser redigidos em português, espanhol, francês ou inglês.

Expressões em língua estrangeira, títulos de obras e passagens do texto que o autor deseje destacar devem ser digitados em itálico, evitando-se assim o uso do negrito. 

Os autores deverão utilizar o layout de submissão (Fazer download do documento) disponibilizado, no formato Microsoft Office Word (.doc). O modelo traz todas as informações de formatação do artigo, como estrutura, disposição do texto, referências bibliográficas, etc. O layout pode ser baixado por meio dos seguintes links:

 

MODELO DE ARTIGO

 

MODELO DE RESENHA

 

MODELO DADOS COMPLEMENTARES

 

TERMO DE DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM

III Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura

 
 

Dossiê: - Povos e comunidades tradicionais, ancestralidade e decolonialidade

Ementa: Povos e comunidades tradicionais. Grupos culturalmente diferenciados pela
Ancestralidade. Estudos subalternos. Estudos pós-coloniais. Estudos decoloniais.
Estudos descoloniais. Estudos culturais. Resistência. Memória.

Prazo de submissão: 15/05/2021

 

III - Congresso Internacional Online de Estudos sobre Culturas

 

 

Dossiê - Práticas socioculturais na perspectiva da construção da emancipação e do desenvolvimento social e humano a partir do combate às diferentes formas de discriminação e preconceito

 Este dossiê objetiva apresentar reflexões teórico-práticas interdisciplinares, a respeito das práticas sociais discriminatórias vivenciadas na sociedade contemporânea, e que mobilizam atores sociais para o seu necessário e urgente enfrentamento. Não cabe mais aceitarmos discriminações e preconceitos com negros, indígenas, mulheres, comunidade LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência, idosas, pobres, analfabetas, imigrantes ou com obesidade. É urgente e necessário situar e mobilizar atores sociais para o enfrentamento dessas questões e as que ainda se associam a estas, como a fome e a violência. Assim, o Dossiê aceitará produções que tenham como foco:

- Práticas de combate à fome e a pobreza extrema;

- Práticas de combate à violência gerada pelo preconceito e discriminação.

- Práticas de combate ao racismo, a aporofobia, ao sexismo, a LGBTfobia, a xenofobia, ao etarismo, capacitismo, gordofobia e demais formas de discriminação e preconceito;

- Práticas emancipatórias e inclusivas em áreas interdisciplinares que contemplem o combate à discriminação e ao preconceito

- Práticas de mobilização de atores sociais para o enfretamento de preconceitos e discriminação.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.