Sobre a Revista
Foco e Escopo
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade. Principal instrumento de divulgação científica do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura - CLAEC, é uma publicação multidisciplinar que dedica-se a difundir artigos originais, resenhas de livros de destaque, entrevistas com pessoas que são referência no mundo acadêmico-científico-cultural, traduções de artigos de relevância acadêmica e, eventualmente, documentos especiais. As edições terão como conceito propostas que debatam criticamente reflexões e estudos em cultura na América Latina. Serão aceitos textos escritos em português, espanhol, francês ou inglês e, eventualmente, contribuições em outros idiomas.
Sua missão é a difusão do conhecimento e do pensamento crítico gerado por acadêmicos e pesquisadores que possuem produções sobre a América Latina, dando ênfase à originalidade e inovação nos conceitos e nas propostas. São seus principais objetivos:
- Fomentar publicações de trabalhos acadêmicos de estudantes, docentes e pesquisadores que trabalhem nas áreas das Ciências Humanas, Sociais e das Linguagens, Letras e Artes.
- Explorar e desvendar as fronteiras territoriais e disciplinares na produção de conhecimentos que demonstrem a diversidade de costumes, ideias e modos de vida dos cidadãos dos países integrantes da América Latina.
- Promover o debate e o compartilhamento de experiências relacionadas à produção cultural, aos direitos humanos e cidadania, à educação, à integração cultural latino-americana, da sustentabilidade sociocultural, das políticas públicas em cultura, entre outras temáticas afins com as áreas de conhecimento do periódico.
A política editorial é regida por um Conselho Editorial, formado por docentes e pesquisadores convidados com titulação de doutor.
Processo de Avaliação pelos Pares
A publicação dos artigos encaminhados está condicionada à aprovação de pelo menos dois membros do Conselho Editorial da Editora CLAEC ou de avaliadores Ad Hoc convidados por sua competência e saber em temas específicos. Para a análise, emissão de parecer e aprovação dos trabalhos apresentados, são observados critérios de absoluta imparcialidade garantidos pela avaliação às cegas e por pares, adequação de formato e conteúdo, bem como rigor acadêmico-científico. Para isso os pareceristas recebem os textos sem nenhuma identificação de autoria e os autores, ao final do processo de análise, podem acessar as avaliações de seus textos, também sem identificação dos pareceristas. A decisão do Conselho e da Equipe Editorial sobre aprovação/reprovação dos textos submetidos é soberana, não cabendo recurso ao(s) autor(es) de trabalhos recusados.
Caso o artigo receba um parecer aprovado e outro rejeitado para publicação é feito o encaminhamento a um terceiro parecerista que emite um juízo definitivo sobre ele. O trabalho que receber um parecer aprovado com correções e outro rejeitado para publicação sera rejeitado pelos editores. O texto que receber um parecer aprovado com correções e outro aprovado para publicação, ou ainda, dois pareceres aprovado com correções é encaminhado ao autor para que providencie as alterações solicitadas pelos pareceristas. Os trabalhos não aceitos não são devolvidos e o autor é comunicado da decisão. Os editores não assumem a responsabilidade por conceitos emitidos em textos assinados e matéria transcrita. Os editores se reservam o direito de: selecionar os textos para publicação; ouvir parecer de especialista para averiguar a qualidade do trabalho. A revisão gramatical e ortográfica é de responsabilidade do autor.
Periodicidade
2023: Semestral
2016-2022: Quadrimestral
2015: Semestral
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Indexadores e Diretórios
A Revista RELACult compõe os seguintes indexadores e diretórios:
Nacionais:
- OASIS BR
- Diadorim
- LivRe - Periódicos de Livre Acesso
Internacionais:
- Directory of Open Access Journals (DOAJ)
- European Reference Index for the Humanities and Social Sciences (ERIH PLUS)
- Latindex
- Bielefeld Academic Search Engine (BASE)
- Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico (REDIB)
- u Ottawa - Bibliothèque Library
- Directory of Research Journals Indexing (DRJI)
- Information Matrix for the Analysis of Journals (MIAR)
- Hellenic Academic Libraries Link
- BIU Santé - Université Paris Descartes
- Biblioteka Uniwersytecka we Wrocławiu
- Università degli Studi di Messina - Sistema Bibliotecario di Anteneo
- University of Saskatchewan - University Library
- Library - University of Illinois at Urbana-Champaign
- Statewide Illinois Library Catalog
- Catálogo - Universidad de Navarra
- Biblioteca Electrónica de Ciencia y Tecnología - Argentina
- EuroPub
Histórico do periódico
A RELACult | e-ISSN: 2525-7870 foi criada pelo Instituto Conexão Sociocultural - Instituto Conex no primeiro semestre de 2015 sob a denominação de Conexões Culturais - Revista de Linguagens, Artes e Estudos em Cultura | e-ISSN: 2447-018X, um periódico multidisciplinar, que abrangia as áreas de Linguística, Letras, Artes, Humanidades e Ciências Sociais. Seu objetivo inicial foi o de explorar e desvendar as fronteiras geográficas e humanas na produção de conhecimentos, descobrindo a diversidade de costumes, de ideias e modos de vida, entre os habitantes da América Latina, da Europa ibérica e mediterrânea, e dos países africanos de língua portuguesa.
No segundo semestre de 2016, já sob a responsabilidade do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura - CLAEC, foram realizadas reformulações no seu Conselho Editorial e também em seu objetivo principal, assumindo assim a responsabilidade de divulgação de produções acadêmicas de alto nível relacionadas aos estudos da cultura na América Latina e sob a nova denominação de Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - RELACult | e-ISSN: 2525-7870.