“Educai Vossos Filhos”
a história da racialização no Ensino Profissional Tecnológico
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v8i4.2285Keywords:
portuguêsAbstract
O presente estudo aborda a racialização no Ensino Técnico Profissional pelotense no recorte temporal da década de 1930. A luta pela educação sempre foi uma pauta da população negra, busca-se nesta reflexão apontar algumas iniciativas neste sentido e analisar a consolidação da Educação Técnico Profissional em uma cidade do sul do país. A proposta metodológica está alocada na perspectiva qualitativa, com abordagem histórica, técnica afiliada na análise documental. A população pelotense no período em estudo era composta majoritariamente por negros, contudo esses sujeitos não aparecem na mesma proporção nos bancos escolares, o que nos indica que essa instituição se constitui no município produzindo um espaço racializado e de branquitude.
Metrics
References
ALBUQUERQUE, Wlamyra. O jogo da dissimulação: abolição e cidadania negra no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
CALDEIRA, Jeane. A infância desvalida institucionalizada em Pelotas: controle e ordenamento social nas páginas dos periódicos locais – década de 1910 e 1940. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação: UFPEL, 2020.
BARROS, Surya Aaronovich Pompo de. Negrinhos que por ahi andão: a escolarização da população negra em São Paulo (1870-1920). São Paulo: (Dissertação de Mestrado) - Universidade de São Paulo – USP - Faculdade de Educação, 2005.
FONSECA, Marcus. Pretos, pardos, crioulos e cabras nas escolas mineiras do século XIX. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação: USP, 2007.
_______________. Escolas para crianças negras: uma análise a partir do congresso agrícola do Rio de Janeiro e do Congresso agrícola do Recife, em 1878. In: III Congresso Brasileiro de História da Educação: A educação escolar em perspectiva histórica. Curitiba-PR, 2004.
GOMES, Nilma Lino. Diversidade étnico-Racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas. RBPAE, Brasília, v. 27, n.1, p. 109-121, jan. /abr. 2011.
LONER, Beatriz. Construção de Classe: operários de Pelotas e Rio Grande. Pelotas: Ed. UFPel, 2016.
MEIRELES, Céres Mari da Silva. Das Artes e Ofícios à Educação Tecnológica: 90 anos de História. Pelotas: UFPEl, 2007.
PEREIRA, André Luis. O pensamento Social e Político na Obra de Abdias do Nascimento. 2011. 105f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
PINTO, Natália Garcia. “Campanha Pró-Educação”: a luta pela alfabetização e a instrução nas páginas do Jornal A Alvorada (1933-1936). Trabalho de Conclusão de Curso. Curso Formação Pedagógica para Graduados Não-Licenciados, IFSUL, 2020.
ROSCHILD, Adriana Barboza. A Escola de Artes e Ofícios de Pelotas/RS e o Ensino-Técnico Profissional (1917-1930). 2021. 140f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Instituto Federal Sul-rio-grandense, Campus Pelotas, Pelotas, 2021.
SANTOS, Mauriléia. A história da educação: uma abordagem sobre a escolarização de afro-brasileiros. ANPED, Caxambu-MG, out/ 2000.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil 1870-1930. São Paulo: Companhia da Letras, 1993.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Natália Garcia Pinto, Adriana Duarte Leon, Adriana Barboza Roschild
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.