“Leituras do drama contemporâneo”: as estratégias da pesquisa em literatura dramática
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v3i2.404Palavras-chave:
cultura, artes, literaturaResumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar as bases da criação e execução do projeto de pesquisa “Leituras do drama contemporâneo”, coordenado pela Prof.ª Dra. Fernanda Vieira Fernandes, na Universidade Federal de Pelotas. Compõem a equipe seis estudantes do curso de Teatro-Licenciatura. O anseio pela criação desta proposta surgiu a partir do diagnóstico da coordenadora, que detectou que a maioria dos estudantes tem pouco conhecimento acerca da dramaturgia produzida na contemporaneidade. O amplo currículo do curso acarreta em recortes que não dão conta de atender à vasta produção surgida a partir do final do século XX. “Leituras do drama contemporâneo” prevê preencher, ainda que parcialmente, algumas dessas lacunas. Inicialmente, o grupo debruçou-se sobre conceitos-chave do teatro da atualidade, apresentados por estudiosos como Jean-Pierre Sarrazac e Hans-Thies Lehmann. No segundo momento, passou-se ao estudo dos autores e peças, com análises textuais e relação direta com os conceitos. A previsão é que o grupo se debruce mensalmente sobre um autor e um de seus textos. A cada encerramento de ciclo, dentro da ideia de levar a público os escritores e suas obras, realizam-se leituras dramáticas abertas, seguidas de bate-papo com os espectadores, possibilitando que o escopo de pessoas atingidas pelo projeto se amplie. Neste sentido, destacar-se-á no artigo a importância da iniciativa em três aspectos principais: conhecer e refletir sobre a dramaturgia contemporânea; investigar diferentes formas e espaços para a realização das leituras dramáticas; e, por fim, proporcionar que as descobertas do pequeno grupo sejam compartilhadas por sujeitos externos à pesquisa.Métricas
Referências
CANDEIAS, M. L. L. A fragmentação da personagem: no texto teatral. São Paulo: Perspectiva, 2012.
FERNANDES, F. V. O personagem negro na literatura dramática francesa do século XX: La Putain respectueuse, de Jean-Paul Sartre, e Combat de nègre et de chiens, de Bernard-Marie Koltès. 2014. 234 f. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2014.
________. Um estudo de Roberto Zucco, peça teatral de Bernard-Marie Koltès. 2009. 167 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2009.
FERNANDES, S. Teatralidades contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2010.
________; GUINSBURG, J. (orgs.). O pós-dramático. São Paulo: Perspectiva, 2009.
GOMES, R. Música para cortar os pulsos: Monólogos sentimentais para corações juvenis. São Paulo: Leya, 2012.
KANE, S. Teatro completo. Trad. Pedro Marques. Porto: Campo das Letras, 2001.
KOLTÈS. B.-M. Teatro de Bernard-Marie Koltès. Trad. Letícia Coura. São Paulo: Hucitec, 1995.
LEHMANN, H.-T. Escritura política no texto teatral. Trad. Werner S. Rothschild, Priscila Nascimento. São Paulo: Perspectiva, 2009.
________. Teatro pós-dramático. Trad. Pedro Süssekind. São Paulo: Cosac Naif, 2011.
MOISÉS, M. A análise literária. São Paulo: Cultrix, 2012.
PALLOTTINI, R. Dramaturgia: a construção da personagem. São Paulo: Perspectiva, 2013.
PAVIS, P. A encenação contemporânea: origens, tendências, perspectivas. Trad. Nanci Fernandes. São Paulo: Perspectiva, 2010.
________. Dicionário de teatro. Trad. sob a direção de J. Guinsburg, M. L. Pereira. São Paulo: Perspectiva, 1999.
________. O teatro no cruzamento de culturas. Trad. Nanci Fernandes. São Paulo: Perspectiva, 2008.
RYNGAERT, J.-P. Introdução à análise do teatro. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
________. Ler o teatro contemporâneo. Trad. Andréa Stahel M. da Silva. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.
SARRAZAC, J.-P. (org.). Léxico do drama moderno e contemporâneo. Trad. André Telles. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
SZONDI, P. Teoria do drama moderno [1880-1950]. Trad. Luiz Sérgio Repa. São Paulo: Cosac Naify, 2003.
UBERSFELD, A. Para ler o teatro. Trad. sob a direção de José Simões. São Paulo: Perspectiva, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.