Representatividade lesbiana na obra Amora, De Natalia Borges Polesso
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.713Palavras-chave:
Literatura, lesbianidade, representatividade, visibilidade.Resumo
Há uma grande carência de obras literárias e escritores LGBTTQI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queer, Intersexuais), tirando algumas exceções de escritores gays e livros com personagens gays, é muito difícil encontrar no mercado livros com essa temática e, ainda mais raro, escritores assumidamente LGBT que conseguem escrever e publicar suas obras. Assim, a proposta deste artigo é trazer à tona uma discussão sobre a homossexualidade feminina retratada de uma forma livre de estereótipos, como na obra Amora, da autora gaúcha Natalia Borges Polesso. Além disso, também se propõe uma reflexão sobre as relações sociais e afetivas dessas protagonistas mulheres. Vale salientar que a autora é lesbiana e a temática de todos os contos também são. A minibiografia da escritora na obra não aponta esse dado pessoal de extrema relevância para a representatividade de uma parcela da população leitora, a informação, portanto, foi obtida por meio de pesquisas. Partindo da ideia de que a produção literária é um ato também político, um livro com temática homoafetiva feminina escrito por uma mulher lesbiana é imprescindível para a sociedade e, ainda assim, muito difícil de se encontrar, ainda que hajam escritoras e escritores produzindo (mesmo não sendo um número significante) e um público buscando essas obras, pra se enxergar representados na literatura.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.