Estágio Docência uma possibilidade de pensar a Educação Ambiental

Autores

  • Gabrielle Lopes Das Neves Universidade Federal do Rio Grande (FURG) http://orcid.org/0000-0002-5017-8793
  • Melina Terra dos Santos Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Andressa Queiroz Souza Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.1020

Palavras-chave:

Educação, Ciências Sociais

Resumo

O estágio docência é um tema relevante para se pensar sobre a constituição da identidade docente na formação de Pós-Graduandas em Educação Ambiental à medida que potencializa pensar sobre e com a experiência. Nesse sentido este trabalho tem por objetivo compartilhar três experiências de Estágio Docência realizados em três diferentes turmas no curso de Pedagogia- FURG. Desenvolvemos este artigo motivadas pelo questionamento: De que forma a Educação Ambiental perpassou as salas de aula do Estágio Docência? Analisando nossas experiências concluímos que a presença da Educação Ambiental nestas salas de aula aconteceu, porém sua implicidade dificultou a identificação das licenciandas em Pedagogia com a temática elencada, o que pode não corroborar com uma sociedade que se pense justa, ética e sustentável.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gabrielle Lopes Das Neves, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Pedagoga, mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental- PPGEA da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental e Educação do Campo. Durante a graduação esteve envolvida em diferentes projetos, atuando como bolsista no NEPE- Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância, e experiencia com estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, vinculado com a Prefeitura Municipal do Rio Grande.

Melina Terra dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Formada em Pedagogia Licenciatura - Diurno pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Durante meus quatro anos na universidade, estive envolvida com projetos de pesquisa, dos grupos NUEPEC (Núcleo de Estudos Epistemológicos em Educação e Ciências) e PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência). - No NUEPEC realizava atividades de pesquisa, as quais contemplavam desde análises referentes à programas de pós graduação, até atividades que possibilitavam ampliar meus conhecimentos em determinadas áreas, como informática, jogos, entre outros. - No PIBID realizava atividades de ensino, pesquisa e extensão em parceria com escolas do município de Rio Grande/RS, onde junto da professora regente e das crianças, produziamos planejamentos semanais. Atualmente cursa na linha de Formação de Educadores Ambientais, o Mestrado em Educação Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, estando vinculada ao grupo de pesquisa ECOINFÂNCIAS. Bolsista CAPES Contato: melinaterra92@gmail.com

Andressa Queiroz Souza, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educacão Ambiental - FURG na linha de pesquisa Formação de educadores/as ambientais. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2016)

Referências

BARCELOS, Valdo. Educação ambiental, infância e imaginação – uma contribuição ecologista à formação de professores(as). Revista Quaestio-Uniso, V. 6. n. 1. p. 33-45. Sorocaba, 2004.

BEHLING, G. M. Refletindo o processo da Apa da Lagoa Verde pelo olhar da educação ambiental / Rio Grande: FURG, 2007. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental. Fundação Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2007.

DIAS, G. F. Educação Ambiental: Princípios e práticas. 9. ed. - São Paulo: Gaia, 2004.

GUIMARÃES, Mauro. A formação de educadores ambientais. Coleção Papirus e Educação. Campinas, SP: Papirus, 2004

LEFF, Enrique. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 2001.

LOUREIRO, Carlos Frederico. Trajetória e Fundamentos da Educação Ambiental. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2006.

MEYER, Mônica Angela de Azevedo. Educação Ambiental: Uma proposta pedagógica. Em Aberto, Brasília, v. 10, n.49, jan./mar. 1991.

PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e Docência. Coleção docência em formação. - Série saberes pedagógicos. 7. ed. São Paulo, Cortez, 2012.

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA PARA ALUNOS DO PPGEA. Atualizado de acordo com a Deliberação COEPEA, 2014

SAUVÉ, Lucie. Uma cartografia das correntes em Educação Ambiental. In: Educação Ambiental Pesquisa e Desafios. SATO, Michele; CARVALHO, Isabel (Org). Porto Alegre: Atmed, 2005

Downloads

Publicado

2018-11-26

Como Citar

Das Neves, G. L., dos Santos, M. T., & Souza, A. Q. (2018). Estágio Docência uma possibilidade de pensar a Educação Ambiental. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 4. https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.1020

Edição

Seção

Dossiê: X Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (EDEA)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.