Dicionário das crianças: uma possibilidade de significados para representações

Autores

  • Tatiani Müller Kohls Universidade Federal de Pelotas
  • Rafaela Dias Barbosa Universidade Federal de Pelotas
  • Felipe da Silva Martins
  • Luana de Carvalho Krüger Universidade Federal de Pelotas
  • Denise Marcos Bussoletti Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v2i1.105

Palavras-chave:

infância, representações, dicionário

Resumo

Esse trabalho pretende expor a proposta de pensar as representações e significações no universo infantil, baseando-se do livro “Casa das estrelas: o universo contado pelas crianças” do professor colombiano Javier Naranjo, na qual ele questiona às crianças o significado de palavras e elas trazem essas representações que se têm na infância. Baseamos na ideia da visão crítica e poética que se encontra na infância e nas representações infantis através da sociologia da infância.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tatiani Müller Kohls, Universidade Federal de Pelotas

Graduada em Ciências Sociais com habilitação em licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é aluna do Programa de Pós-Graduação em Antropologia a nível de Mestrado da Universidade Federal de Pelotas e bacharelanda em Ciências Sociais. É bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Fronteiras: Saberes e Práticas Populares, pela mesma universidade, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. 

Rafaela Dias Barbosa, Universidade Federal de Pelotas

Estudante de Ciências Sociais - bacharelado, pela Universidade Federal de Pelotas. É bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Fronteiras: Saberes e Práticas Populares, pela mesma universidade, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. 

Felipe da Silva Martins

Graduado de Música-Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), atuou como parceria cultural no projeto Mais Cultura nas nas Escolas - MEC na cidade de Pelotas, RS. De 2013 até 2015 atuou como bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET/UFPel Saberes Populares. 

Luana de Carvalho Krüger, Universidade Federal de Pelotas

Cursando Letras Português/Inglês na Universidade Federal de Pelotas. 

Denise Marcos Bussoletti, Universidade Federal de Pelotas

Concluiu doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com bolsa sanduíche no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho (Portugal). É Professora da Associada da Universidade Federal de Pelotas, onde exerce atualmente a função de Pró-reitora de Extensão e Cultura. 

Downloads

Publicado

2016-03-09

Como Citar

Kohls, T. M., Barbosa, R. D., Martins, F. da S., Krüger, L. de C., & Bussoletti, D. M. (2016). Dicionário das crianças: uma possibilidade de significados para representações. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 2(1), 276–282. https://doi.org/10.23899/relacult.v2i1.105

Edição

Seção

Dossiê - Literatura, Linguagens e Artes

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)