Mapas Teóricos das Produções Sobre a Formação Continuada de Professores (as) na Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v8i2.2208Palabras clave:
Formação continuada de professores; Formação de professores; Educação de Jovens e Adultos – EJA; Mapeamento.Resumen
El presente trabajo es el resultado de una investigación bibliográfica sobre producciones académicas en formato de tesis sobre la formación continua de docentes en educación de jóvenes y adultos buscadas en la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD) entre los años 2008 a 2018, totalizando doce tesis. para el estudio. La orientación metodológica utilizada para el mapeo se basó en el mapa teórico con el objetivo de analizar lo que presentan en términos de perspectivas innovadoras sobre este tema. A través del proceso de análisis se obtuvieron dos categorías, en la que una se realiza por programas y / o proyectos y la otra se realiza mediante diálogos colectivos en ambientes escolares. A través de los resultados presentados, se identificó en qué año se discutió más este tema y, además, aún queda un campo por explorar continuamente con todos los integrantes que hacen parte de esta modalidad, pues se necesita la participación de ambos para construir un educación continua que satisfaga todas las necesidades.
Métricas
Citas
ALVES, Rejane de Oliveira. Os inéditos-viáveis na e da formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais da educação de jovens e adultos. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
ARROYO, M. Formar Educadoras e Educadores de Jovens e Adultos. In: Soares, Leôncio (Org.). Formação de educadores de jovens e adultos / organiza- do por Leôncio Soares . — Belo Horizonte : Autêntica/ SECAD-MEC/UNESCO, 2006.
BIEMBENGUT, Maria Salett, Mapeamento na pesquisa educacional. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.
COSTA, Ramiro Marinho. Configurações da política de integração: educação profissional e básica na modalidade de educação de jovens e adultos nos institutos federais de educação em Santa Catarina. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
GOUVEIA, Karla Reis. A política educacional do PROEJA: implicações na prática pedagógica. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
LIMA, Cleiva Aguiar de. O diário em roda, roda em movimento: formar-se ao formar professores no Proeja. 2011. Tese (Doutorado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2011.
LUFT, Hedi Maria. As relações entre a escola e o mundo do trabalho na educação de jovens e adultos trabalhadores um estudo com professores de EJA do ensino médio. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Escola de Humanidades, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2010.
MINAYO, Maria Cecília de Souza, ROMEU, Sueli Deslande. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ; Vozes, 2013
RAMOS, Fátima Maria Elias. Abordagem dialógica do discurso de professoras da educação de jovens e adultos. 2009. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
ROSA, Ana Cristina Silva da. De movimento social comunitário à institucionalização: análises sobre o Programa Municipal de Alfabetização e Cidadania - PROMAC. 2011. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2011.
SANTOS, Maria do Socorro Ferreira dos. De patinho feio a cisne: desafios da implantação de política institucional para o PROEJA no IFAL. 2014. Tese (Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.
SANT’ANNA, Sita Mara Lopes. Os sentidos nas perguntas dos professores da educação de jovens e adultos. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
SEPÚLVEDA, Francisca Gorete Bezerra. Educação de jovens e adultos: análise da política e da prática de formação de educadores no Programa Brasil Alfabetizado. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
SILVA, Eduardo Jorge Lopes da. Prática discursiva de formação de professores alfabetizadores de jovens e adultos em uma experiência de educação popular. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
SILVA, Jaqueline Luzia da. Permanência e desempenho na EJA: um estudo sobre a eficácia escolar no Programa de Educação de Jovens e Adultos do Município do Rio de Janeiro. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
SOARES, L. O educador de Jovens e Adultos e sua Formação. Educação em Revista, Belo Horizonte. n. 47, p. 83-100, jun. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/n47/05.pdf
STRAMARE, Odilon A.; SANT’ANNA, Sita Mara Lopes. Uma retomada sobre a Educação de Jovens e Adultos. In: SANT’ANNA, Sita Mara Lopes (Org.). Aprendendo com Jovens e Adultos ― Revista do Núcleo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação de Jovens e Adultos (NIEPE-EJA). Porto Alegre: PROREXT / UFRGS, 2001. P. 9-20
VENTURA, J.; CARVALHO, R,M. Formação Inicial de Professores para a EJA. Revista Lugares de Educação [RLE], Bananeiras/PB, v. 3, n. 5, p. 22-36 Jan.-Jun. 2013. Disponível em http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/rle/issue/view/1234/showToc
BRASIL. Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão/IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD 2015. Rio de Janeiro, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Daiane Ferreira Ferreira, Elaine Corrêa Pereira , Christian da Costa Simões
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.