A Escola no Contexto do Campo: vivências à partir do Programa Mais Educação
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.745Palavras-chave:
Autonomia, Educação do Campo, Educação Integral, Escola do Campo, Mais EducaçãoResumo
Este trabalho é um relato das experiências vivenciadas durante o Projeto Mais Educação numa escola do campo situada na cidade de Rio Grande (RS). As escolas do campo em suas concepções e espaços, devem levar em consideração as especificidades dos sujeitos que vivem no campo. Estes sujeitos, assim como as pessoas que habitam as zonas urbanas, possuem seus códigos e simbologias (cultura), as quais devem ser relacionadas com os temas abordados em sala de aula. Ainda é pertinente destacar a importância de espaços educativos bem planejados para a aprendizagem do homem do campo. Como estratégia que vem à somar no trabalho desenvolvido na escola na perspectiva da educação popular, temos o Programa Mais Educação, instituído através da Portaria Interministerial número 17/2007 e pelo Decreto n° 7.083, de 27 de janeiro de 2010, com intuito de integrar as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo para o incentivo à ampliação do tempo na escola juntamente com a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral. O mesmo proporciona aos alunos um contraturno com atividades pedagógicas que agregam diversos conhecimentos e saberes à sua formação.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.