Espaços Formativos com Professores e Estudantes de Licenciaturas: Possibilidades de Escutas e Reflexões
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1339Palavras-chave:
Aprendizagem, Educação, Formação continuada, Oficina.Resumo
O presente artigo tem como objetivo discutir e aprofundar o estudo relacionado a temática da formação de professores no âmbito da Educação Básica e Superior. Nesse sentido foram realizadas três oficinas por integrantes do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas (FORPPE) em espaços formativos com professores e estudantes de licenciaturas. As oficinas foram: Espaços de Diálogo: O docente Protagonizando sua Prática junto a Universidade, O exercício da escrita articulado aos processos de ensinar e aprender de professores e alunos e Construção de Conceitos Matemáticos Utilizando o Software Geogebra. Estas oficinas foram ofertadas a alguns professores da rede pública de ensino e licenciandos e possibilitaram buscar e refletir acerca dos processos de ensino e a aprendizagem principalmente no que tange a realidade das escolas públicas tendo o foco de suas ações na escuta aos docentes e na formação realizada dentro do espaço escolar. As ações interdisciplinares permitiram transitar nas diferentes áreas e conhecimento de modo a investigar os problemas do ensino e aprendizagem nos diversos contextos, como escola, universidade e comunidade. De maneira geral, ocorreu um grande envolvimento de todos os participantes nas atividades realizadas.
Referências
DEMO, Pedro. Formação Permanente e Tecnologias Educacionais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 28. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2002. 165p.
GUIMARÃES, Walter Soares. Formação de professores: Saberes, identidade e profissão. 3ºed. Papiros, 2006.
NÓVOA, Antônio. Os professores e a sua formação. 2 ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.