A valorização da biblioteca escolar como fonte de informação
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1279Palavras-chave:
Biblioteca escolar, Bibliotecário escolar, Pesquisa escolarResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar a biblioteca escolar como fonte de informação tanto para a escola quanto para a comunidade onde está inserida, mostrando a importância dessa para a construção do conhecimento e uma postura crítica dos alunos. A aproximação dos bibliotecários e professores da escola é necessária para o desenvolvimento da pesquisa escolar com os alunos e ainda reafirmando o espaço como fonte de informação, a biblioteca escolar é parte fundamental da aprendizagem e representação da escola.
Métricas
Referências
CALDAS, Maria Aparecida Esteves; SILVA, Sinézia Cecília de Araújo e; RAMIRES, Gilka Ferreira Gomes. Pesquisa escolar: conhecimento e utilização de fontes bibliográficas. Recife: Bagaço, 1995.
CALDIN, Clarice Fortkamp. Reflexões acerca do papel do bibliotecário de biblioteca escolar. Revista ACB, [S.l.], v. 10, n. 2, p. 163-168, jan. 2006. ISSN 1414-0594. Disponível em: <https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/431/550>. Acesso em: 26 dez. 2018
CÔRTE, Adelaide Ramos e; BANDEIRA, Suelena Pinto. Biblioteca escolar. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2011.
CORREA, Elisa Cristina Delfini et al. Bibliotecário escolar: um educador?. Revista ACB, [S.l.], v. 7, n. 1, p. 107-123, ago. 2005. ISSN 1414-0594. Disponível em: <https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/379/459>. Acesso em: 26 dez. 2018.
GARCIA, Consuelo de M. Planejamento de ensino: fase de preparação. Educ. rev., Curitiba, n. 3, p. 9-34, dez. 1984. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601984000100003&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 24 dez. 2018.
GIROTTO, Cyntia G. G. S.; SOUZA, Renata Junqueira de. A hora do conto na biblioteca escolar: o diálogo entre a leitura e outras linguagens. In: SOUZA, Renata Junqueira de. Biblioteca escolar e práticas educativas: o mediador em formação. Campinas: Mercado de letras, 2009, p. 19-47.
MAROTO, Lucia Helena. Biblioteca escolar, eis a questão! Do espaço do castigo ao centro do fazer educativo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
MORAES, Fabiano; VALADARES, Eduardo; AMORIM, Marcela Mendonça. Alfabetizar letrando na biblioteca escolar. São Paulo: Cortez, 2013.
PADILHA, P. R. Planejamento Dialógico: Como construir o projeto político pedagógico da escola. São Paulo: Ed. Cortez, 2001.
SANTOS; Caroline C. S. dos; SOUZA, Renata Junqueira de. Programas de leitura na biblioteca escolar: a literature a serviço da formação de leitores. In: SOUZA, Renata Junqueira de. Biblioteca escolar e práticas educativas: o mediador em formação. Campinas: Mercado de letras, 2009, p. 97-114.
UNESCO/IFLA. Directrizes da IFLA/UNESCO para bibliotecas escolares. 2002. Disponível em: <https://www.ifla.org/files/assets/school-libraries-resource-centers/publications/school-library-guidelines/school-library-guidelines-pt.pdf>. Acesso em: 24 nov. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.