A Educação Ambiental Popular enquanto contributo ao PAIETS
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1368Palavras-chave:
PAIETS, Educação Ambiental Popular, Formação de educadoresResumo
Consideramos os campos da Educação Ambiental e da Educação Popular como contributos à formação de educadores que tenham como ponto em comum a resistência à lógica opressora. A Educação Ambiental e Popular, portanto, possibilita a base epistemológica para orientar as atividades educativas de extensão no contexto do Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior (PAIETS), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A Educação Ambiental e Popular é aqui entendida como um espaço relevante para teorizar as experiências vinculadas ao tornar-se professor (a) e educador (a) – ambiental e popular – . Por esse viés, objetivamos apresentar algumas possibilidades na formação dos educadores, em um horizonte mais integral e humanizador com base na proposta de uma Educação Ambiental, adjetivada pela concepção que assume o termo “Popular”. Desse modo questionamos: Como o âmbito da Educação Ambiental e Popular pode contribuir na formação docente e de educadores (as)? Para tanto, realizamos uma abordagem compreensiva de cunho hermenêutico-fenomenológico (PEREIRA, 2016 e RICOEUR, 2014). Consideramos que, para além da contribuição dos saberes da Educação Ambiental e Popular no campo dos fundamentos da educação, esses conhecimentos, instigam a redefinição das bases formativas docentes num horizonte mais humano, crítico, (cri) ativo e transformador.Métricas
Referências
BARBOSA, Malba Tahan. Educação Ambiental Popular: A experiência do centro de vivência Agroecológica CEVAE/TAQUARIL. 2002.
Grün, M. Ética e educação ambiental: uma conexão necessária. Campinas:
Papirus, 1996.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
PERALTA, Joaquín Esteva. Ambientalismo y educación. Hacia una educación popular ambiental en América Latina. Congreso Iberoamericano de Educación Ambiental. Guadalajara, 1992.
RICOEUR, P. O Si-Mesmo como Outro. Tradução: Inove C. Benedetti. 1ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014
PEREIRA, V.A. Hermenêutica e Educação Ambiental no contexto do pensamento pós-metafísico. 1ª ed. Juiz de Fora, MG: Garcia edizioni, 2016.
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Os (Des)caminhos do Meio Ambiente. 15ª. ed. Sãio Paulo: Contexto, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.