Percepções socioambientais a sombra da figueira no Quilombo Coxilha Negra por estudantes de Pedagogia da FURG
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.1004Palavras-chave:
Aprendizagens. Universidade. Quilombo. Popular. AmbientalResumo
Este estudo apresenta um relato de experiência ocorrido no contexto da disciplina de Educação, Ambientes, Cultura e Diferenças com estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande. Desse modo tem a pretensão de ao apresentar os resultados de uma visita de estudos no contexto de um quilombo tensionar, refletir e propor desafios sobre a relação universidade-sociedade e ao mesmo tempo apontar, a partir do horizonte da Educação Ambiental Popular, possibilidades de reconhecimento e ressignificação de saberes tendo por referência os saberes dos povos tradicionais. Dessa forma apresentamos num primeiro momento a partir de Santos (2005) e Brandão (2006) alguns referenciais epistemológicos, num segundo, relatos dos estudantes que vivenciaram essas experiências tendo como decorrências inúmeras aprendizagens. De maneira geral o estudo reforça a necessidade de maior sintonia Universidade-comunidade.
Métricas
Referências
Referências
BARROS, Manoel de. Poesia Completa. São Paulo: Leya, 2011.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Em Campo Aberto: Escritos Sobre a Educação e a Cultura Popular. São Paulo: Cortez, 1995
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação Popular. São Paulo: Editora Brasiliense, 2006.
DICKMANN, Ivo; DICKMANN, Ivanio. Primeiras palavras em Paulo Freire. Passo Fundo: Battistel, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica docente. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GOHN, Maria da Glória Marcondes. Movimentos sociais e educação. – 2 ed. – São Paulo: Cortez, 1994.
PEREIRA, Vilmar Alves. Ecologia Cosmocena: a redefinição do espaço humano no cosmos. Juiz de Fora: Garcia Edizioni, 2016.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.
ZITKOSZKI, Jaime José. MORIGI, Valter. Educação Popular e Práticas Emancipatórias: Desafios Contemporâneos. – Porto Alegre: Companhia Rio-grandense de Artes Gráfica (CORAG), 2011.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção possível. Campinas SP: Papirus, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.