O Espaço Pré-Universitário Popular Povo Novo: a problematização da Prática Educativa priorizando a Emancipação Humana
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v6i5.1891Palavras-chave:
Educação Popular, Pré-Universitário, Povo Novo/RS, Emancipação Humana, PAIETSResumo
O presente artigo problematiza o espaço pré-universitário a partir de conceitos da Educação Popular, tendo como pano de fundo a comunidade de Povo Novo/RS. O projeto em questão está vinculado ao Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior (PAIETS-FURG), e teve seu começo a partir da inquietação de membros comunitários já ingressantes no mundo acadêmico. Na perspectiva da Educação Popular, preconizada por Paulo Freire (2011, 2015), endossada por Gadotti (2012), Brandão (1985, 2006), Arroyo (2012) entre outros, fica respaldada uma ação educativa integral capaz de contribuir para uma formação humana, crítica, reflexiva e emancipatória. O primeiro curso pré-universitário na localidade do 3º Distrito do Rio Grande/RS (Povo Novo) pode ser visto como um campo fértil para a análise da prática educativa, onde a esperança e emancipação dos sujeitos são os princípios fundamentais, para além da transmissão tradicional dos conteúdos disciplinares.
Métricas
Referências
ARROYO, Miguel G. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis/RJ: Vozes, 2012.
BOFF, Leonardo. A águia e a galinha: uma metáfora da condição humana. Petrópolis/RJ: Vozes, 1997.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação? São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.
_________________________. O que é Educação Popular. São Paulo: Brasiliense, 2006.
CARVALHO, G. Apresentação. In: SECRETARIA-GERAL da Presidência da República. Marco de Referência da Educação Popular para as Políticas Públicas. Brasília: Secretaria-Geral, 2014.
FERREIRA, Marco Maia. Pedagogia Mediatizada: enfoque na interacção professor/aluno. Idiomático. Revista Digital de Didáctica PLNM. nº 1, abril de 2004. Disponível em http://cvc.instituto-camoes.pt/idiomatico/01/03.html . Acessado em 20 de março de 2019.
FEITOSA, Sonia Couto Souza. Método Paulo Freire: A reivenção de um Legado. Brasília: Liber Livro Editora, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
_____________. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
GADOTTI, Moacir. Educação Popular, Educação Social, Educação Comunitária: conceitos e práticas diversas, cimentadas por uma causa comum. Revista Dialogos: pesquisa em extensão universitária. IV Congresso Internacional de Pedagogia Social: domínio epistemológico. Brasília, v.18, n.1, dez, 2012.
GOHN, Maria da Glória. Educação popular na América Latina no novo milênio: impactos do novo paradigma. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v.4, n.1, p.53-77, dez. 2002.
QUEIROZ, Maria Luiza Bertuline. A Vila do Rio Grande de São Pedro: 1737-1822. Rio Grande: FURG, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.