O Espaço Pré-Universitário Popular Povo Novo: a problematização da Prática Educativa priorizando a Emancipação Humana

Autores

  • Adriana Silveira Coronel FURG
  • Alexandre da Silva Borges UFPel
  • Vilmar Alves Pereira FURG

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v6i5.1891

Palavras-chave:

Educação Popular, Pré-Universitário, Povo Novo/RS, Emancipação Humana, PAIETS

Resumo

O presente artigo problematiza o espaço pré-universitário a partir de conceitos da Educação Popular, tendo como pano de fundo a comunidade de Povo Novo/RS. O projeto em questão está vinculado ao Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior (PAIETS-FURG), e teve seu começo a partir da inquietação de membros comunitários já ingressantes no mundo acadêmico. Na perspectiva da Educação Popular, preconizada por Paulo Freire (2011, 2015), endossada por Gadotti (2012), Brandão (1985, 2006), Arroyo (2012) entre outros, fica respaldada uma ação educativa integral capaz de contribuir para uma formação humana, crítica, reflexiva e emancipatória. O primeiro curso pré-universitário na localidade do 3º Distrito do Rio Grande/RS (Povo Novo) pode ser visto como um campo fértil para a análise da prática educativa, onde a esperança e emancipação dos sujeitos são os princípios fundamentais, para além da transmissão tradicional dos conteúdos disciplinares.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriana Silveira Coronel, FURG

Professora na Escola Municipal de Ensino Fundamental Mário Meneghetti (Pelotas); Pedagoga pela Universidade Federal do Rio Grande (2020); Coordenadora e educadora no Pré-Universitário Popular Povo Novo (PUPPN).

Alexandre da Silva Borges, UFPel

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Graduado em História pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) com sanduíche em Patrimônio Cultural e Arqueologia pela Universidade do Algarve (UAlg-Portugal); Professor na Instituição Albert Colégio (Pelotas); Educador no Pré-Universitário Popular Povo Novo (PUPPN); Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM).

Vilmar Alves Pereira, FURG

Pesquisador do Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental - PPGEA-FURG, Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) 2008 com ênfase em Filosofia e Educação. Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF).Graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Líder do Grupo de Pesquisa de Fundamentos da Educação Ambiental e Popular- (GEFEAP)

Referências

ARROYO, Miguel G. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis/RJ: Vozes, 2012.

BOFF, Leonardo. A águia e a galinha: uma metáfora da condição humana. Petrópolis/RJ: Vozes, 1997.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação? São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.

_________________________. O que é Educação Popular. São Paulo: Brasiliense, 2006.

CARVALHO, G. Apresentação. In: SECRETARIA-GERAL da Presidência da República. Marco de Referência da Educação Popular para as Políticas Públicas. Brasília: Secretaria-Geral, 2014.

FERREIRA, Marco Maia. Pedagogia Mediatizada: enfoque na interacção professor/aluno. Idiomático. Revista Digital de Didáctica PLNM. nº 1, abril de 2004. Disponível em http://cvc.instituto-camoes.pt/idiomatico/01/03.html . Acessado em 20 de março de 2019.

FEITOSA, Sonia Couto Souza. Método Paulo Freire: A reivenção de um Legado. Brasília: Liber Livro Editora, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

_____________. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

GADOTTI, Moacir. Educação Popular, Educação Social, Educação Comunitária: conceitos e práticas diversas, cimentadas por uma causa comum. Revista Dialogos: pesquisa em extensão universitária. IV Congresso Internacional de Pedagogia Social: domínio epistemológico. Brasília, v.18, n.1, dez, 2012.

GOHN, Maria da Glória. Educação popular na América Latina no novo milênio: impactos do novo paradigma. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v.4, n.1, p.53-77, dez. 2002.

QUEIROZ, Maria Luiza Bertuline. A Vila do Rio Grande de São Pedro: 1737-1822. Rio Grande: FURG, 1987.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

Coronel, A. S., Borges, A. da S., & Pereira, V. A. (2020). O Espaço Pré-Universitário Popular Povo Novo: a problematização da Prática Educativa priorizando a Emancipação Humana. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 6(5). https://doi.org/10.23899/relacult.v6i5.1891

Edição

Seção

EDIÇÃO ESPECIAL - SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)