Alfabetização de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.787Palavras-chave:
Ciências Sociais, Ciências Humanas, cultura, políticas culturaisResumo
Nosso trabalho está contextualizado pela iniciação à docência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UNIPAMPA, Subprojeto Pedagogia, área temática Modalidade de Ensino: Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA) financiado pela CAPES em articulação com Programa de Desenvolvimento Acadêmico (PDA)a partir do projeto de extensão intitulado Manutenção e desenvolvimento de comunidade de aprendizagem virtual multimídia em rede social na Educação de Jovens e Adultos (EJA do Brasil) – Portal dos Fóruns de Educação de Jovens e Adultos. Os objetivos residem na promoção, visibilidade e projeção das modalidades de ensino, tendo em vista que nossa ação vem subsidiando políticas públicas locais como o Plano Municipal de Educação (PME) que contou com os dados de pesquisas e ações do PIBID para sua elaboração no ano de 2014. Neste recorte utilizamos o Método Paulo Freire e a perspectiva de Educação Crítica e Democrática na identificação do contexto significativo do universo vocabular com adultos analfabetos da Comunidade do entorno da universidade. É no trabalho de alfabetização que temos a formação inicial em evidência, pois as leituras, discussões, reuniões de planejamento sobre a prática de Alfabetização na EJA vai permitindo ampliar nossa compreensão sobre a mesma. Até o momento podemos apontar que articulação entre ensino e extensão tem possibilitado a criação de dispositivos pedagógicos inovadores, entrelaçados e significativos, pois a presença de sujeitos da comunidade no meio universitário permite a problematização das desigualdades sociais e do papel da universidade para mudar estes cenários de desigualdade e injustiça social.
Métricas
Referências
BRANDÃO, Carlos Rodrigues; ANDRADE, José Eliézer de. O que é método Paulo Freire. Editora Brasiliense, 1982. (Obra Completa).
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996… – Brasília: Senado Federal Subsecretaria de Edições técnicas, 2002. (Obra Completa).
BRASIL. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: texto cnstitucional promulgado em 5 de outubro de 1988. Brasília. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm (Modelo para Sites).
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetizando sem o bá-bé-bi-bó-bú. Pensamento e ação no Magistério. São Paulo: Scipione, 1998. (Obra Completa).
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. Ano da Publicação Original: 1996 Ano da Digitalização: 2002. (Obra completa).
______. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis/ Organização e notas Ana Maria Araújo Freire. – São Paulo: Paz e Terra, 2015. (Obra Completa).
HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade/ Jussara Maria Lerch Hoffmann – Porto Alegre, 2009 (Ed. Atual ortog.) 160p. (Obra Completa).
LEITE, E. C; HAMES, G. S.; SILVA, I. S.; COSTA, T. C da e MAURÍCIO, W. P. D. in: Alfabetizando Jovens e Adultos numa perspectiva Crítica e Democrática. Revista Gepesvida – Uniplac – v. 2, n. 1, 2016. (Artigo em Periódico Digital).
PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUARÃO-RS: Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Jaguarão. Conselho Municipal de Educação de Jaguarão. Plano Municipal de Educação. Jaguarão 2014- 2024 p.01-71. (Obra Completa).
_____. Lei N.º 6.151, de 25 de junho de 2015. Disponível em: http://www.jaguarao.rs.gov.br/wp-content/uploads/2015/03/LEI-N%C2%BA-6.151-aprova-o-PME.pdf Acesso em 21 de dezembro de 2017. (Modelo para Sites).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.