Campo político a partir da perspectiva de Bourdieu e do poder: implicações no campo jornalístico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v6i4.1740

Palavras-chave:

Política, Poder, Pierre Bourdieu, Campo jornalístico, Poder simbólico

Resumo

Acreditamos que para compreender o funcionamento de regimes e instituições, é fundamental estudarmos o campo político e suas implicações sociais e culturais, como parte do processo de consolidação das democracias. Conhecer os elementos que formam e delimitam a cultura política de uma sociedade é tarefa fundamental para compreender como funcionam suas instituições políticas e os fatores que legitimam os agentes políticos que controlam tal sociedade. Nesse sentido, trabalharemos aqui, com a perspectiva de poder definida por Pierre Bourdieu, cujo entendimento é de que o poder só pode ser exercido mediante capital e no interior do próprio campo. Ou seja, dentro do campo político. E a posição dominante dentro do campo político está intimamente ligada a sua maior acumulação de capital, seja ele cultural, intelectual, econômico ou representado nas suas mais diversas formas, podendo ou não, estar acumulado. Desta forma, é pertinente ressaltar a necessidade de distinguir o campo de produção do campo de consumo no entendimento das ocorrências políticas. Na mesma linha, quando pensamos nos grandes grupos midiáticos existentes no Brasil, em especial os jornais por nós analisados – O Globo e O Estado de São Paulo – verificamos que o poder simbólico exercido pelo campo jornalístico, é capaz de legitimar discursos e influenciar as massas, interferindo assim, nas questões políticas. Deste modo, pretendemos analisar o conceito político a partir da perspectiva de Pierre Bourdieu, bem como, o poder simbólico dos impressos e suas implicações nos processos eleitorais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thaíze Ferreira da Luz, PUCRS

Doutoranda em História pela PUCRS, com experiência em pesquisa em História do Brasil República, em especial no período de redemocratização pós golpe civil militar de 1964, usando a imprensa como fonte.

Referências

ABREU, Alzira Alves de, et al (Orgs.) Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro pós 1930. 2ª ed. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2001.

BOURDIEU, P. A Distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk, 2015.

__________. O Poder Simbólico. Lisboa: Edições 70 LDA, 2016.

__________. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

__________. Coisas Ditas. São Paulo: Brasiliense, 1990.

__________. Sobre televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 1997.

__________. BOURDIEU, Pierre. Sobre o Estado. São Paulo: Companhia das Letras, 2014, p. 353, ebook.

FICO, Carlos. História do Brasil Contemporâneo, da morte de Vargas aos dias atuais. São Paulo: Editora Contexto, 2016.

MENDONÇA, Sonia Regina de. FONTES, Virginia Maria. História do Brasil recente – 1964-1992. 5.ª edição, São Paulo: Editora Ática, 2006. 110p.

ORTIZ, Renato. O mercado de bens simbólicos. In: ORTIZ, R. A Moderna Tradição Brasileira. São Paulo: Brasiliense, 2011.

____________. (Org.). Pierre Bourdeiu: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983.

PINTO, Céli Regina Jardim. O poder e o político na teoria dos campos. In: Revista Veritas, v.41, n.º 162, Porto Alegre: EdiPUCRS, 1996.

SODRÉ, Nelson Werneck. História da imprensa no Brasil. 4.ª edição. Rio de Janeiro:

SWARTZMAN, Simon. Bases do autoritarismo brasileiro. Rio de Janeiro: Campus, 1982.

SITES

CPDOC Fundação Getúlio Vargas, verbete “constituição 1988”, disponível em: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/constituicao-de-1988, acesso em março de 2019.

Gazeta de Alagoas (http://gazetaweb.globo.com/gazetadealagoas/noticia.php?c=320412, acesso em 13/10/2019).

Jornal do Brasil (https://www.jb.com.br/news_archive, acesso em 13/10/2019).

Jornal O Globo (https://acervo.oglobo.globo.com/, acesso em maio de 2017).

Jornal O Estado de São Paulo (https://acervo.estadao.com.br/, acesso em maio de 2017).

Senado Federal (https://www12.senado.leg.br/institucional/arquivo/historiaoral/fichas-tecnicas/ex-presidente-da-republica/fernando-collor/biografia acesso em 03/07/2019).

Downloads

Publicado

2020-03-29

Como Citar

da Luz, T. F. (2020). Campo político a partir da perspectiva de Bourdieu e do poder: implicações no campo jornalístico. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 6(4). https://doi.org/10.23899/relacult.v6i4.1740

Edição

Seção

V - Encontro Humanístico Multidisciplinar