Alfabetização de Jovens e Adultos

Autores

  • Marysol Fernandez Garcia Janke Universidade Federal do Pampa
  • Everton Fêrrêr de Oliveira Universidade Federal do Pampa
  • Jeane Andreia Dorneles Universidade Federal do Pampa
  • Helena Beatriz Costa Oliveira Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.787

Palavras-chave:

Ciências Sociais, Ciências Humanas, cultura, políticas culturais

Resumo

Nosso trabalho está contextualizado pela iniciação à docência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UNIPAMPA, Subprojeto Pedagogia, área temática Modalidade de Ensino: Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA) financiado pela CAPES em articulação com Programa de Desenvolvimento Acadêmico (PDA)a partir do projeto de extensão intitulado Manutenção e desenvolvimento de comunidade de aprendizagem virtual multimídia em rede social na Educação de Jovens e Adultos (EJA do Brasil) – Portal dos Fóruns de Educação de Jovens e Adultos. Os objetivos residem na promoção, visibilidade e projeção das modalidades de ensino, tendo em vista que nossa ação vem subsidiando políticas públicas locais como o Plano Municipal de Educação (PME) que contou com os dados de pesquisas e ações do PIBID para sua elaboração no ano de 2014. Neste recorte utilizamos o Método Paulo Freire e a perspectiva de Educação Crítica e Democrática na identificação do contexto significativo do universo vocabular com adultos analfabetos da Comunidade do entorno da universidade. É no trabalho de alfabetização que temos a formação inicial em evidência, pois as leituras, discussões, reuniões de planejamento sobre a prática de Alfabetização na EJA vai permitindo ampliar nossa compreensão sobre a mesma. Até o momento podemos apontar que articulação entre ensino e extensão tem possibilitado a criação de dispositivos pedagógicos inovadores, entrelaçados e significativos, pois a presença de sujeitos da comunidade no meio universitário permite a problematização das desigualdades sociais e do papel da universidade para mudar estes cenários de desigualdade e injustiça social.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Everton Fêrrêr de Oliveira, Universidade Federal do Pampa

Prof.Adjunto e Coordenador do Curso de Licenciatura em Pedagogia; Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA); Jaguarão, Rio Grande do Sul, Brasil.

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues; ANDRADE, José Eliézer de. O que é método Paulo Freire. Editora Brasiliense, 1982. (Obra Completa).

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996… – Brasília: Senado Federal Subsecretaria de Edições técnicas, 2002. (Obra Completa).

BRASIL. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: texto cnstitucional promulgado em 5 de outubro de 1988. Brasília. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm (Modelo para Sites).

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetizando sem o bá-bé-bi-bó-bú. Pensamento e ação no Magistério. São Paulo: Scipione, 1998. (Obra Completa).

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. Ano da Publicação Original: 1996 Ano da Digitalização: 2002. (Obra completa).

______. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis/ Organização e notas Ana Maria Araújo Freire. – São Paulo: Paz e Terra, 2015. (Obra Completa).

HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade/ Jussara Maria Lerch Hoffmann – Porto Alegre, 2009 (Ed. Atual ortog.) 160p. (Obra Completa).

LEITE, E. C; HAMES, G. S.; SILVA, I. S.; COSTA, T. C da e MAURÍCIO, W. P. D. in: Alfabetizando Jovens e Adultos numa perspectiva Crítica e Democrática. Revista Gepesvida – Uniplac – v. 2, n. 1, 2016. (Artigo em Periódico Digital).

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUARÃO-RS: Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Jaguarão. Conselho Municipal de Educação de Jaguarão. Plano Municipal de Educação. Jaguarão 2014- 2024 p.01-71. (Obra Completa).

_____. Lei N.º 6.151, de 25 de junho de 2015. Disponível em: http://www.jaguarao.rs.gov.br/wp-content/uploads/2015/03/LEI-N%C2%BA-6.151-aprova-o-PME.pdf Acesso em 21 de dezembro de 2017. (Modelo para Sites).

Downloads

Publicado

2018-02-28

Como Citar

Fernandez Garcia Janke, M., Fêrrêr de Oliveira, E., Dorneles, J. A., & Costa Oliveira, H. B. (2018). Alfabetização de Jovens e Adultos. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 4. https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.787

Edição

Seção

Dossiê: FORMAÇÃO ACADÊMICA, EDUCAÇÃO, POLÍTICA E SOCIEDADE

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.