Projeto Integrador: espaço de aprendizagem significativa no PROEJA

Autores

  • michele moraes lopes Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Farroupilha
  • márcia della flora cortes Universidade Federal de Pelotas UFPel

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1241

Palavras-chave:

Cultura, Integração Cultural,

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de relatar uma experiência que ocorre de forma interdisciplinar no curso Técnico em Comércio na modalidade PROEJA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos, há 6 anos, denominada Bazar Técnico em Comércio. Essa prática tem o intuito de buscar novas formas de aprendizagem na Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos levando em consideração as vivências e experiências do educando que proporcionam a prática da economia solidária e fomentam o empreendedorismo. O Bazar é o momento de socialização e comercialização dos produtos produzidos nas oficinas, integrando assim educandos, educadores e comunidade. O curso tem como finalidade contribuir na superação da formação integral entre o pensar e o fazer, aliando a teoria à prática para oportunizar aos alunos condições de geração de renda autogestionada, através de práticas de gestão e comércio.  A metodologia desse trabalho constitui-se de um estudo de caso do Bazar Técnico em Comércio bem como de relato de experiência. O projeto integrador desse curso resultou na inserção da Instituição na comunidade externa, através do trabalho integrado entre alunos, servidores e comunidade.

 

Palavras-chaves: Prática Interdisciplinar; PROEJA; Projeto Integrador.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Referências

BARCELOS, V. Educação de Jovens e Adultos: currículo e práticas pedagógicas. Rio de Janeiro, Petrópolis: Vozes, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Políticas Públicas para a educação profissional e tecnológica. MEC: Brasília, DF, 2004b.

_________. Decreto n.5.478 de 24 de junho de 2005. Institui no âmbito das Instituições Federais de Educação Tecnológica, o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Brasília, DF, 2005.

__________. Decreto n.5.840 de 13 de julho de 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, e dá outras providências. Brasília, DF, 2006.

__________. Ministério da Educação. PROEJA - Documento Base. MEC, SETEC: Brasília, 2006.

Ministério da Educação. Secretaria da Educação Profissional e Tecnológica. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio – Documento Base. Brasília, 2007.

CIAVATTA; M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidades. In. FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M.; (Orgs.). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

DEMO, P. Educar pela pesquisa.3ª ed. Campinas, São Paulo, Brasil: Autores Associados. 1998.

DEWEY; J. Vida e Educação. São Paulo: Melhoramentos, 1972.

FREIRE; P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GADOTTI; M. A Escola e o Professor: Paulo Freire e a paixão de ensinar. 1 ed. São Paulo: Publisher Brasil, 2007.

LOPES, A. C.; MACEDO, E. F. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

MOLL; J. Educação Profissional e Tecnológica no Brasil Contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010.

SANTOMÉ, J. T. A educação em tempos de neoliberalismo. Porto Alegre: Artemed, 2007.

SILVA, T. T. Documentos de Identidade. Uma introdução as teorias do currículo. - 3 ed. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2010.

TORRES, S. J. Currículo escolar e justiça social: o cavalo de troia da educação. Porto Alegre: Penso, 2013

Downloads

Publicado

2019-05-05

Como Citar

lopes, michele moraes, & cortes, márcia della flora. (2019). Projeto Integrador: espaço de aprendizagem significativa no PROEJA. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(4). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1241

Edição

Seção

IV - Encontro Humanístico Multidisciplinar

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.