Um olhar sobre o patrimônio e a cultura judaica em Santa Maria
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1242Palavras-chave:
, Cultura Judaica, Preservação, MemóriaResumo
O presente artigo pretende contribuir para a preservação da memória e identidade judaica recuperando a história e a cultura representada pelas tradições e elementos que compõe espaços sociais. Nesse sentido, entende-se que para preservar a memória de uma sociedade, é imprescindível manter as condições mínimas de sobrevivência, abrangidas, tanto no meio ambiente, quanto em seu saber. Em 1904, cerca de 38 famílias chegaram ao Brasil para habitar o que seria a primeira colônia judaica do país, a Colônia Philippson, localizada em Itaara e que nos últimos anos resguarda uma herança que muito sofre pelo esquecimento e descaso. Dessa maneira, o conhecer, o fazer e o admirar são intrínsecos ao ato de identificar, preservar e valorizar para que a cultura se torne um legado reconhecido como patrimônio histórico, representante da cultura material de diferentes épocas, e imaterial em referência aos rituais religiosos, hábitos e costumes. Como metodologia realizou-se uma pesquisa bibliográfica, uma entrevista com o israelita Amiel Jairo e elaborou-se um inventário, onde propriedades são analisadas a partir de elementos que enriquecem a nossa história e memória. Conclui-se que o patrimônio é o resultado de um processo de construção social que para manter-se na memória da sociedade precisa ser preservado, lembrado, identificado e reconhecido por todos como parte da cultura local.
Métricas
Referências
AMIEL, Jairo. Judeus em Santa Maria. Santa Maria, 11 nov.2014. Entrevista concedida a Marcele Cortes, Márcia Cortes e Micheli Lopes.
BERGER, Rejane de Fatima Devicari, A arquitetura cemiterial israelita de Philippson no processo de criação de Design de Superfície através do mosaico, RS, 2004. (Especialização em Design para Estamparia). Santa Maria/RS: Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, 2004.
CONFEDERAÇÃO ISRAELITA DO BRASIL. História dos judeus no Brasil. Disponível em: <http://www.conib.org.br/historia>. Acesso em: 01 nov. 2014.
FEDERAÇÃO ISRAELITA DO RIO GRANDE DO SUL.Patrimônio histórico do RS, cemitério de Philippson será restaurado. Disponível em: < http://firs.org.br/multimidia/noticia/patrimonio-historico-do-rs-cemiterio-de-philippson-sera-restaurado>. Acesso em: 17 nov. 2014.
Gritti, Isabel Rosa, Imigração judaica no Rio Grande do Sul : a Jewish Colonization Association e a colonização de Quatro Irmãos. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1997.
Gutfreind, Ieda. Comunidades judaicas no interior do RS : Santa Maria. Santa Maria: UFSM, 2010. 152 p.
Laraia, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico.23. ed. Rio de Janeiro, RJ: J. Zahar, 2009. 117 p.
Ritzel, Ricardo Agne. Fazenda Phillipson: os 110 anos da imigração judaica em Santa Maria. Disponível em: <http://www.apusm.com.br/2014/09/fazenda-phillipson-os-114-anos-da-imigracao-judaica-em-santa-maria/>. Acesso em: 17 nov. 2014.
Santos, Maria Medianeira dos. A territorialidade judaica em Santa Maria/RS: uma contribuição a geografia cultural. Santa Maria, 2009.
Sinagogas do Brasil. 2. ed. São Paulo, SP : Banco Safra, 2010.
SOCIEDADE BENEFICENTE ISRAELITA SANTA MARIA. Disponível em: <http://www.sbism.com.br/>. Acesso em: 18 nov. 2014.
THE LIBRARY. Modern Jewish history: Progroms. Disponível em: <http://www.jewishvirtuallibrary.org/jsource/History/pogroms.html>. Acesso em: 01 nov. 2014.
VASCONCELLOS, Manuela. Governo do Estado confirma reforma do Cemitério Philippson, em Itaara. Diário de Santa Maria, Santa Maria, 21 nov. 2014. Disponível em: <http://diariodesantamaria.clicrbs.com.br/rs/geral-policia/noticia/2014/11/governo-do-estado-confirma-reforma-do-cemiterio-philippson-em-itaara-4647598.html>. Acesso em: 02 dez.2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.