Biogeografias: diálogo entre obra e vida de Clarice Lispector e Caio Fernando Abreu
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.516Palabras clave:
Amizade, Crítica biográfica fronteiriça, Literatura e Paisagem.Resumen
O assunto desenvolvido aqui está diretamente relacionado a criação de uma amizade metafórica por intermédio de dois escritores Caio Fernando Abreu e Clarice Lispector, enfatizando a relevância de não serem especificamente amigos, uma vez que somente se viram em uma noite de autógrafos em uma livraria. Todavia, o ponto de partida para tal aproximação dá-se por uma abertura nas obras de Caio Fernando que se volta para características intrínsecas às de Clarice e a discussão proposta visa propor uma conceituação teórica e crítica que amplie a compreensão do lócus fronteiriço em relação das biogeografias diferentes. Também há ocorrências de algumas epigrafes de Lispector nas obras do escritor gaúcho. Por meio disso, pressupõe-se Lispector como precursora de Abreu, levando-se em conta o viés da crítica biográfica fronteiriça. Por fim com efetivação desta amizade pelo lócus literário, mais a inscrição da presença de uma paisagem do bios, propõe-se a uma discussão crítico-biográfica fronteiriça que sustentará toda a proposta de trabalho.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.