As Ações Afirmativas na Furg mediante a perspectiva da Educação Ambiental Crítica e Complexidade num contexto formativo e de resistência

Autores

  • Daniele Barros Jardim Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Humberto Calloni Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1160

Palavras-chave:

Ações Afirmativas, Educação Ambiental Crítica, Pedagogia da Autonomia.

Resumo

Este trabalho discorre sobre um projeto de pesquisa em andamento no Doutorado em Educação Ambiental pelo Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental – PPGEA, que busca analisar as Ações Afirmativas na Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Relaciona os Fundamentos da Educação Ambiental com os elementos históricos e sociológicos das Ações Afirmativas, favorecendo a construção de uma perspectiva crítica sobre a crise socioambiental vigente, mediante o pensamento complexo. Assim, mediante pressupostos, questiona-se: No contexto universitário da FURG, como se constituem as Ações Afirmativas para a comunidade acadêmica e quais significados e sentidos da Educação Ambiental e do pensamento complexo permeiam estes processos educativos e formativos, tendo em vista que desde 2009, a Universidade realiza ações com os programas de Ações Inclusivas e Afirmativas? Como estratégica metodológica, será utilizado a Inserção Ecológica, porque tem como objetivo avaliar os processos de interação das pessoas com o contexto e a análise de dados, será a “Análise de conteúdo”. Reforça-se assim a importância de entender e viver a Universidade como espaço de reivindicações e de luta, entendendo que a mesma tem um papel social com o potencial de transformar a história da sociedade e a trajetória das Ações Afirmativas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniele Barros Jardim, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Atualmente é Pedagoga na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis - PRAE, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG e doutoranda em Educação Ambiental (PPGEA/FURG). Desenvolve suas atividades nos seguintes temas: Assistência Estudantil; Ações Afirmativas; Educação Ambiental; Educação Infantil e Educação a Distância. Possui Licenciatura em Pedagogia- Hab. Educação Infantil e Didática (FURG, 2006); Especialização em Psicopedagogia Institucional (Portal Faculdades, 2008) e Mestrado em Educação Ambiental (FURG, 2010). Possui também habilitação profissional plena para o Magistério (Inst. Est. de Educ. Juvenal Miller, 2002).

Humberto Calloni, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1985), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1990) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do RGS(2002). Atualmente é Professor da Universidade Federal do Rio Grande, Revisor de periódico da Ambiente & Educação, Revisor de periódico da Cadernos de Educação (UFPel), Revisor de periódico do Momento (Rio Grande), Revisor de periódico da Revista Espaço Acadêmico (UEM), Revisor de periódico da Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Revisor de projeto de fomento do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e Revisor de periódico da KÍNESIS (MARÍLIA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas:Interdisciplinaridade, diálogo, formação, humanism.

Downloads

Publicado

2019-05-05

Como Citar

Jardim, D. B., & Calloni, H. (2019). As Ações Afirmativas na Furg mediante a perspectiva da Educação Ambiental Crítica e Complexidade num contexto formativo e de resistência. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(4). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1160

Edição

Seção

IV - Encontro Humanístico Multidisciplinar