As Ações Afirmativas na Furg mediante a perspectiva da Educação Ambiental Crítica e Complexidade num contexto formativo e de resistência
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1160Mots-clés :
Ações Afirmativas, Educação Ambiental Crítica, Pedagogia da Autonomia.Résumé
Este trabalho discorre sobre um projeto de pesquisa em andamento no Doutorado em Educação Ambiental pelo Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental – PPGEA, que busca analisar as Ações Afirmativas na Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Relaciona os Fundamentos da Educação Ambiental com os elementos históricos e sociológicos das Ações Afirmativas, favorecendo a construção de uma perspectiva crítica sobre a crise socioambiental vigente, mediante o pensamento complexo. Assim, mediante pressupostos, questiona-se: No contexto universitário da FURG, como se constituem as Ações Afirmativas para a comunidade acadêmica e quais significados e sentidos da Educação Ambiental e do pensamento complexo permeiam estes processos educativos e formativos, tendo em vista que desde 2009, a Universidade realiza ações com os programas de Ações Inclusivas e Afirmativas? Como estratégica metodológica, será utilizado a Inserção Ecológica, porque tem como objetivo avaliar os processos de interação das pessoas com o contexto e a análise de dados, será a “Análise de conteúdo”. Reforça-se assim a importância de entender e viver a Universidade como espaço de reivindicações e de luta, entendendo que a mesma tem um papel social com o potencial de transformar a história da sociedade e a trajetória das Ações Afirmativas.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les conditions suivantes :
Les auteurs conservent les droits d’auteur de leurs œuvres et accordent à RELACult le droit de première publication. Tous les articles sont simultanément publiés sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), qui permet le partage, la distribution, la copie, l’adaptation et l’utilisation commerciale, à condition que la paternité originale soit correctement attribuée et que la première publication dans cette revue soit mentionnée.
RELACult met l’ensemble de son contenu en accès libre, augmentant ainsi la visibilité et l’impact des travaux publiés. Les informations de contact fournies dans le système de soumission sont utilisées exclusivement pour la communication éditoriale et ne seront pas partagées à d’autres fins.