As Ações Afirmativas na Furg mediante a perspectiva da Educação Ambiental Crítica e Complexidade num contexto formativo e de resistência
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1160Keywords:
Ações Afirmativas, Educação Ambiental Crítica, Pedagogia da Autonomia.Abstract
Este trabalho discorre sobre um projeto de pesquisa em andamento no Doutorado em Educação Ambiental pelo Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental – PPGEA, que busca analisar as Ações Afirmativas na Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Relaciona os Fundamentos da Educação Ambiental com os elementos históricos e sociológicos das Ações Afirmativas, favorecendo a construção de uma perspectiva crítica sobre a crise socioambiental vigente, mediante o pensamento complexo. Assim, mediante pressupostos, questiona-se: No contexto universitário da FURG, como se constituem as Ações Afirmativas para a comunidade acadêmica e quais significados e sentidos da Educação Ambiental e do pensamento complexo permeiam estes processos educativos e formativos, tendo em vista que desde 2009, a Universidade realiza ações com os programas de Ações Inclusivas e Afirmativas? Como estratégica metodológica, será utilizado a Inserção Ecológica, porque tem como objetivo avaliar os processos de interação das pessoas com o contexto e a análise de dados, será a “Análise de conteúdo”. Reforça-se assim a importância de entender e viver a Universidade como espaço de reivindicações e de luta, entendendo que a mesma tem um papel social com o potencial de transformar a história da sociedade e a trajetória das Ações Afirmativas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors retain the copyright of their works and grant RELACult the right of first publication. All articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), which allows sharing, distribution, copying, adaptation, and commercial use, provided that proper credit is given to the original authorship and the first publication in this journal is acknowledged.
RELACult makes all of its content openly accessible, thereby increasing the visibility and impact of the published works. The contact information provided in the submission system is used exclusively for editorial communication and will not be shared for any other purpose.