Acompanhamento e apoio pedagógico ao estudante na FURG: um estudo sobre o impacto das práticas multidisciplinares desenvolvidas pela coordenação
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1182Palavras-chave:
Ações Afirmativas, Coordenação Pedagógica, Multidisciplinares, Permanência, Práticas educativasResumo
Este texto busca relatar as experiências vivenciadas pela Coordenação de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante - CAAPE, vinculada à Pró - Reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Tratam-se de ações multidisciplinares desenvolvidas pelo Programa de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante, assim como, as práticas educativas realizadas pelas pedagogas da PRAE. Tais ações visam à consolidação das políticas de ações afirmativas na FURG, bem como a permanência qualificada desses sujeitos nos cursos de graduação, buscando aprimorar os processos educativos e promover a formação profissional qualificada. Logo, optou-se por um movimento de escrita que situasse primeiramente essas políticas no contexto das universidades públicas brasileiras e na FURG, de forma mais específica, para depois apresentar os objetivos, cursos e resultados do Programa e das ações desenvolvidas pela Coordenação. A análise das experiências vivenciadas e os dados relativos ao desempenho acadêmico dos estudantes têm nos mostrado que essas ações multidisciplinares ampliaram sua abrangência significativamente nos últimos anos, contribuindo para a consolidação das políticas de ações afirmativas na FURG e no enfrentamento dos índices de retenção e evasão nos cursos de graduação, ao reafirmar na prática o compromisso da coordenação pedagógica da PRAE, com a promoção da equidade e a justiça social na formação acadêmica.Métricas
Referências
BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996.
BRANDÃO, C da F. As cotas na universidade pública brasileira: será esse o caminho? /Coleção Polêmica do nosso tempo, 92. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria da Educação Superior. Diplomação, retenção, evasão nos cursos de graduação em Instituições de Ensino Superior Públicas. Relatório da Comissão Especial de Estudos sobre Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras, ANDIFES/ABRUEM/SESU/MEC, 134P. 1997.
BRASIL. Decreto nº 7.234 de 19 de julho de 2010: dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Diário Oficial [da] União, Brasília, DF, n. 5, p. 261.794, 1 jul. 2010. Seção 1.
BRASIL. Lei 12.711/2012. Ingresso nas Instituições Federais de Educação Superior pelas Cotas. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em 18 julho. 2018.
BRASIL. Documento orientador para a superação da evasão e retenção na Rede Federal. Ministério da Educação, 2014. Acesso em 25 julho. 2018.
DORE, Rosemary; LÜSCHER, Ana Zuleima. Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais. In: Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 41, n. 144, p. 772-789, set./dez. 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a pratica educativa. 6.ed.Rio de Janeiro, Paz e Terra,1997.
FURG. Universidade Federal do Rio Grande. Programa de Ação Inclusiva PROAI. Resolução nº 019/2009, Conselho Universitário em 14 de agosto de 2009. Disponível em: http://www.conselho.furg.br/delibera/consun/01909.htm. Acesso em 30 de novembro de 2015.
FURG. Universidade Federal do Rio Grande. Programa Institucional de Desenvolvimento do Estudante - PDE. Deliberação 157/2010. Disponível em: http://www.conselho.furg.br/converte.php?arquivo=delibera/coepea/15710.htm. Acesso em 30 de novembro de 2015.
FURG. Universidade Federal do Rio Grande. Programa de Ações Afirmativas - PROAAF. Resolução nº 020/2013, Conselho Universitário em 22 de novembro de 2013. Disponível em: http://www.conselho.furg.br/delibera/consun/01909.htm. Acesso em 30 de novembro de 2015.
GAIOSO, Natalicia Pacheco de Lacerda. O fenômeno da evasão escolar na educação superior no Brasil. 2005. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2005.
GOMES, J. B. B. Ações afirmativas: aspectos jurídicos. In: Vários Autores, Racismo no Brasil. São Paulo, Petrópolis/ABONG.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.