A epistemologia na perspectiva dos docentes orientadores: uma vivência na Análise Textual Discursiva
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1185Palavras-chave:
epistemologia, Análise textual discursiva, metodologia da pesquisaResumo
O presente artigo apresenta o resultado parcial de uma construção coletiva na disciplina de Análise Textual Discursiva (ATD), no 1° semestre do 2018, a qual teve como objetivo proporcionar aos participantes um exercício prático da metodologia de ATD. Para a efetivação da proposta, foi elaborada uma entrevista aberta para coletar dados sobre o entendimento de metodologia, por parte dos orientadores dos estudantes de Mestrado e Doutorado dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), Educação Ambiental (PPGEA) e Educação em Ciências – Química da Vida e Saúde (PPGEC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Após a análise das entrevistas emergiram 4 categorias finais, cada uma delas com uma grande amplitude de conteúdo: abordagem de pesquisa, metodologia, análise de resultados e epistemología. Desta forma escolhemos a epistemologia, por ser uma das categorias que têm relação com a linha de pesquisa que desenvolvemos. No metatexto se encontrou que toda investigação precisa de uma fundamentação teórica norteadora, que vão organizar as etapas de desenvolvimento de cada pesquisa, até chegar aos objetivos que vislumbraram os problemas do pesquisador. Assim, concluímos que a disciplina de ATD, contribui na compreensão de que se precisa da convergência entre a realidade da pesquisa e as evidências dos referentes teóricos, para olhar com mais adensamento uma problemática, gerando compreensões e novas perspectivas da realidadeMétricas
Referências
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto,1996.
FEYERABEND. Contra o Método. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1976.
GADAMER. Verdade e método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis: Editora Vozes, 2015.
GALIAZZI, M. C.; MORAES, R. Análise textual discursiva.2.ed.rev.Ijuí:Ed. Unijuí, 2014.
LIMA, P. Ciência, epistemologia e pesquisa educacional: desvelamento do mundo e do homem. Revista Acta Científica. Ciências Humanas. V. 02 N.05, 2003.
MARTINEZ, M. BASES DE LA EPISTEMOLOGÍA A COMIENZOS DEL SIGLO XXI.Revista de Investigación en Psicología - Vol. 13, N.º 1,.2010.
MATURANA, H. R. La realidad: objetiva o construida? Rubi (Barcelona): Anthropos,
MORAES, M. C. Pensamento eco-sistêmico: educação, aprendizagem e cidadania no século XXI. Petrópolis: Vozes, 2004.
MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação: Bauru, SP, v. 9, n. 2, p. 191-210, 2003.
MOSER, Alvino. Tendências epistemológico-teóricas da pesquisa educacional. Educar em Revista, (6), 87-99. 1987. Disponível: https://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.068
MORIN,Edgar. A Cabeça bem-feita: repensar a reforma,reformar o pensamento.8.ed.Rio de Janeiro:Bertrand Brasil, 2000.
MORIN, Edgar. Los siete saberes necesarios a la educación del futuro. UNESCO, 1999.
RIVERA, A., Jaimes, D., PULGA, C. Fundamentación epistemológica de una investigación en educación. Revista De La Universidad De La Salle, (57), 231-257,2012.
TESSER, G. (1994) Principais linhas epistemológicas contemporâneas. Educ. rev. no.10 Curitiba Jan.1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.