A epistemologia na perspectiva dos docentes orientadores: uma vivência na Análise Textual Discursiva
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1185Mots-clés :
epistemologia, Análise textual discursiva, metodologia da pesquisaRésumé
O presente artigo apresenta o resultado parcial de uma construção coletiva na disciplina de Análise Textual Discursiva (ATD), no 1° semestre do 2018, a qual teve como objetivo proporcionar aos participantes um exercício prático da metodologia de ATD. Para a efetivação da proposta, foi elaborada uma entrevista aberta para coletar dados sobre o entendimento de metodologia, por parte dos orientadores dos estudantes de Mestrado e Doutorado dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), Educação Ambiental (PPGEA) e Educação em Ciências – Química da Vida e Saúde (PPGEC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Após a análise das entrevistas emergiram 4 categorias finais, cada uma delas com uma grande amplitude de conteúdo: abordagem de pesquisa, metodologia, análise de resultados e epistemología. Desta forma escolhemos a epistemologia, por ser uma das categorias que têm relação com a linha de pesquisa que desenvolvemos. No metatexto se encontrou que toda investigação precisa de uma fundamentação teórica norteadora, que vão organizar as etapas de desenvolvimento de cada pesquisa, até chegar aos objetivos que vislumbraram os problemas do pesquisador. Assim, concluímos que a disciplina de ATD, contribui na compreensão de que se precisa da convergência entre a realidade da pesquisa e as evidências dos referentes teóricos, para olhar com mais adensamento uma problemática, gerando compreensões e novas perspectivas da realidadeRéférences
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto,1996.
FEYERABEND. Contra o Método. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1976.
GADAMER. Verdade e método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis: Editora Vozes, 2015.
GALIAZZI, M. C.; MORAES, R. Análise textual discursiva.2.ed.rev.Ijuí:Ed. Unijuí, 2014.
LIMA, P. Ciência, epistemologia e pesquisa educacional: desvelamento do mundo e do homem. Revista Acta Científica. Ciências Humanas. V. 02 N.05, 2003.
MARTINEZ, M. BASES DE LA EPISTEMOLOGÍA A COMIENZOS DEL SIGLO XXI.Revista de Investigación en Psicología - Vol. 13, N.º 1,.2010.
MATURANA, H. R. La realidad: objetiva o construida? Rubi (Barcelona): Anthropos,
MORAES, M. C. Pensamento eco-sistêmico: educação, aprendizagem e cidadania no século XXI. Petrópolis: Vozes, 2004.
MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação: Bauru, SP, v. 9, n. 2, p. 191-210, 2003.
MOSER, Alvino. Tendências epistemológico-teóricas da pesquisa educacional. Educar em Revista, (6), 87-99. 1987. Disponível: https://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.068
MORIN,Edgar. A Cabeça bem-feita: repensar a reforma,reformar o pensamento.8.ed.Rio de Janeiro:Bertrand Brasil, 2000.
MORIN, Edgar. Los siete saberes necesarios a la educación del futuro. UNESCO, 1999.
RIVERA, A., Jaimes, D., PULGA, C. Fundamentación epistemológica de una investigación en educación. Revista De La Universidad De La Salle, (57), 231-257,2012.
TESSER, G. (1994) Principais linhas epistemológicas contemporâneas. Educ. rev. no.10 Curitiba Jan.1994.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les conditions suivantes :
Les auteurs conservent les droits d’auteur de leurs œuvres et accordent à RELACult le droit de première publication. Tous les articles sont simultanément publiés sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), qui permet le partage, la distribution, la copie, l’adaptation et l’utilisation commerciale, à condition que la paternité originale soit correctement attribuée et que la première publication dans cette revue soit mentionnée.
RELACult met l’ensemble de son contenu en accès libre, augmentant ainsi la visibilité et l’impact des travaux publiés. Les informations de contact fournies dans le système de soumission sont utilisées exclusivement pour la communication éditoriale et ne seront pas partagées à d’autres fins.
 
							