A epistemologia na perspectiva dos docentes orientadores: uma vivência na Análise Textual Discursiva
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1185Palabras clave:
epistemologia, Análise textual discursiva, metodologia da pesquisaResumen
O presente artigo apresenta o resultado parcial de uma construção coletiva na disciplina de Análise Textual Discursiva (ATD), no 1° semestre do 2018, a qual teve como objetivo proporcionar aos participantes um exercício prático da metodologia de ATD. Para a efetivação da proposta, foi elaborada uma entrevista aberta para coletar dados sobre o entendimento de metodologia, por parte dos orientadores dos estudantes de Mestrado e Doutorado dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), Educação Ambiental (PPGEA) e Educação em Ciências – Química da Vida e Saúde (PPGEC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Após a análise das entrevistas emergiram 4 categorias finais, cada uma delas com uma grande amplitude de conteúdo: abordagem de pesquisa, metodologia, análise de resultados e epistemología. Desta forma escolhemos a epistemologia, por ser uma das categorias que têm relação com a linha de pesquisa que desenvolvemos. No metatexto se encontrou que toda investigação precisa de uma fundamentação teórica norteadora, que vão organizar as etapas de desenvolvimento de cada pesquisa, até chegar aos objetivos que vislumbraram os problemas do pesquisador. Assim, concluímos que a disciplina de ATD, contribui na compreensão de que se precisa da convergência entre a realidade da pesquisa e as evidências dos referentes teóricos, para olhar com mais adensamento uma problemática, gerando compreensões e novas perspectivas da realidadeReferencias
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto,1996.
FEYERABEND. Contra o Método. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1976.
GADAMER. Verdade e método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis: Editora Vozes, 2015.
GALIAZZI, M. C.; MORAES, R. Análise textual discursiva.2.ed.rev.Ijuí:Ed. Unijuí, 2014.
LIMA, P. Ciência, epistemologia e pesquisa educacional: desvelamento do mundo e do homem. Revista Acta Científica. Ciências Humanas. V. 02 N.05, 2003.
MARTINEZ, M. BASES DE LA EPISTEMOLOGÍA A COMIENZOS DEL SIGLO XXI.Revista de Investigación en Psicología - Vol. 13, N.º 1,.2010.
MATURANA, H. R. La realidad: objetiva o construida? Rubi (Barcelona): Anthropos,
MORAES, M. C. Pensamento eco-sistêmico: educação, aprendizagem e cidadania no século XXI. Petrópolis: Vozes, 2004.
MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação: Bauru, SP, v. 9, n. 2, p. 191-210, 2003.
MOSER, Alvino. Tendências epistemológico-teóricas da pesquisa educacional. Educar em Revista, (6), 87-99. 1987. Disponível: https://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.068
MORIN,Edgar. A Cabeça bem-feita: repensar a reforma,reformar o pensamento.8.ed.Rio de Janeiro:Bertrand Brasil, 2000.
MORIN, Edgar. Los siete saberes necesarios a la educación del futuro. UNESCO, 1999.
RIVERA, A., Jaimes, D., PULGA, C. Fundamentación epistemológica de una investigación en educación. Revista De La Universidad De La Salle, (57), 231-257,2012.
TESSER, G. (1994) Principais linhas epistemológicas contemporâneas. Educ. rev. no.10 Curitiba Jan.1994.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
Los autores conservan los derechos de autor de sus obras y conceden a RELACult el derecho de primera publicación. Todos los artículos están simultáneamente licenciados bajo Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), lo que permite el intercambio, distribución, copia, adaptación y uso comercial, siempre que se otorgue el crédito correspondiente a la autoría original y se indique la primera publicación en esta revista.
RELACult pone todo su contenido a disposición en acceso abierto, ampliando la visibilidad y el impacto de los trabajos publicados. La información de contacto proporcionada en el sistema de envío se utiliza exclusivamente para la comunicación editorial y no será compartida para otros fines.
 
							