Relevância da pesquisa científica na prática docente
DOI:
https://doi.org/10.23899/809zmm32Palavras-chave:
Docência, Ensino Fundamental, Pesquisa, ParadigmasResumo
Este texto aborda a importância da pesquisa de iniciação científica na prática docente no Ensino Fundamental. Para tanto, a metodologia utilizada foi de entrevista com professoras e observação in loco em uma Feira de Iniciação Científica no município de Portão/RS. Como suporte teórico utilizou-se Varela e Maturana refletindo sobre teorias do conhecimento e a relação com os paradigmas, bem como os estudos de Pedro Demo e Paulo Freire, especialmente no que se refere à autonomia dos estudantes diante dos desafios da pesquisa. Observou-se na prática que, tanto os docentes quanto os discentes, apresentam-se motivados e comprometidos com os processos desenvolvidos na busca de alternativas que possam responder às mais variadas questões norteadoras de suas investigações. Além disso, as temáticas abordadas pelos estudantes demonstram um interesse em abordar questões sociais, culturais e ambientais, contribuindo com a coletividade. Logo, podemos concluir que a pesquisa de iniciação científica como prática docente é de suma relevância para o ensinar/aprender.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal Acesso em 10 de outubro de 2024.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. (14ª ed.) Cortez: São Paulo, 2006.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão; tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Editora Vozes, 1987.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
MATURANA, Humberto R.; VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento: as bases biológicas do entendimento humano. Campinas, SP: Psy II, 1995.
PRODANOV, Cleber C.; FREITAS, Ernani C. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Andrei Scholles, Flávia Izabel Keske Cassemiro, Sandra Maria Costa dos Passos Colling, Magna Lima Magalhães

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.