Relevância da pesquisa científica na prática docente

Autores

  • Andrei Scholles Universidade Feevale
  • Flávia Izabel Keske Cassemiro Universidade Feevale
  • Sandra Maria Costa dos Passos Colling Universidade Feevale
  • Magna Lima Magalhães Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.23899/809zmm32

Palavras-chave:

Docência, Ensino Fundamental, Pesquisa, Paradigmas

Resumo

Este texto aborda a importância da pesquisa de iniciação científica na prática docente no Ensino Fundamental. Para tanto, a metodologia utilizada foi de entrevista com professoras e observação in loco em uma Feira de Iniciação Científica no município de Portão/RS. Como suporte teórico utilizou-se Varela e Maturana refletindo sobre teorias do conhecimento e a relação com os paradigmas, bem como os estudos de Pedro Demo e Paulo Freire, especialmente no que se refere à autonomia dos estudantes diante dos desafios da pesquisa. Observou-se na prática que, tanto os docentes quanto os discentes, apresentam-se motivados e comprometidos com os processos desenvolvidos na busca de alternativas que possam responder às mais variadas questões norteadoras de suas investigações. Além disso, as temáticas abordadas pelos estudantes demonstram um interesse em abordar questões sociais, culturais e ambientais, contribuindo com a coletividade. Logo, podemos concluir que a pesquisa de iniciação científica como prática docente é de suma relevância para o ensinar/aprender.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal Acesso em 10 de outubro de 2024.

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. (14ª ed.) Cortez: São Paulo, 2006.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão; tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Editora Vozes, 1987.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

MATURANA, Humberto R.; VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento: as bases biológicas do entendimento humano. Campinas, SP: Psy II, 1995.

PRODANOV, Cleber C.; FREITAS, Ernani C. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

Downloads

Publicado

2025-04-13

Edição

Seção

Dossiê - Convergências Multidisciplinares nas Ciências Humanas: Novos Paradigmas para um Mundo em Transformação

Como Citar

Relevância da pesquisa científica na prática docente. (2025). RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 11. https://doi.org/10.23899/809zmm32