HIV/AIDS em Tempos de Retrocesso: Possibilidades de Atuação na Educação Básica

Autores

  • Peterson Fernando Kepps da Silva Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Lavínia Schwantes Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v6i4.1746

Palavras-chave:

HIV/AIDS, ensino de ciências, educação básica, PSE, metodologias de ensino.

Resumo

No Brasil, o número de casos de HIV de 2007 a 2018 registrados foram de quase 250 mil, sendo a região sudeste e sul, respectivamente, as mais acometidas. Já o número de jovens que contraem a doença vem aumentando no país, o que nos faz pensar na escola como uma ferramenta potente de discussão sobre o tema. Diante disso, desenvolvemos atividades com duas turmas de oitavos anos do Ensino Fundamental do município de Pelotas – RS e visamos apresentar neste trabalho metodologias de ensino endereçadas para Educação Básica que possam contribuir com a ampliação de conhecimentos e informações de jovens estudantes sobre HIV/AIDS. Para tanto, estabelecemos parceria com uma Unidade Básica de Saúde por meio do Programa Saúde na Escola. A parceria contribuiu para que tivéssemos atividades mais aproximadas do contexto da escola. Consideramos os resultados das atividades satisfatórios, tendo em vista a participação e interação dos estudantes diante das discussões e trabalhos propostos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Peterson Fernando Kepps da Silva, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Especialização em Educação com Ênfase nos Ensinos Fundamental II e Médio pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR); Mestre e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGEC-FURG).

Lavínia Schwantes, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC/FURG). Tem experiência e interesse na área de Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em ciência, formação de professores e ensino de Biologia. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação em ciência (PEmCie), desenvolvendo projetos e estudos em educação em ciência. Também é pesquisadora do Grupo de Estudos de Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia (GEECAF), lotado no Centro de Educação Ambiental e Ensino de Ciências e Matemática (CEAMECIM) da FURG.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde - Secretaria de Vigilância em Saúde - Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais. Brasília: Ministério da Saúde, 2018. Disponível em: <http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2018/boletim-epidemiologico-hivaids-2018>. Acesso em: 10 fevereiro 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Pesquisa de conhecimento, atitudes e práticas na população brasileira / Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Brasília: Ministério da Saúde, 2011. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pesquisa_conhecimentos_atitudes_praticas_populacao_brasileira.pdf>. Acesso em: 10 fevereiro 2019.

GUIMARÃES, R.; FERRAZ, A. F. A interface AIDS, estigma e identidade - algumas considerações. Rev. Min. Enf., v. 6, p. 77-85, 2002.

MORAES-FILHO, I. M.; NERY, M. R. T.; SANTOS, S. S.; FÉLIS, K. C.; FRASCA, L. L. M.; SANTOS, O. P. A importância do método de prevenção à infecção por HIV denominado de PREP - profilaxia pré-exposição ao HIV. Rev Inic Cient Ext. v. 1, Ed. Esp. 405-406, 2018.

PSE. Programa Saúde na Escola. 2019. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal/194-secretarias-112877938/secad-educacao-continuada-223369541/14578-programa-saude-nas-escolas>. Acesso em: 10 fevereiro 2019.

RIBEIRO, P.; RIZZA, J. L.; MAGALHÃES, J. C.; QUADRADO, R. Educação e sexualidade: identidades, famílias, diversidade sexual, prazeres, desejos, homofobia, AIDS. 2. Ed. Rio Grande: Editora da FURG, 2008, 428p.

Downloads

Publicado

2020-03-29

Como Citar

Kepps da Silva, P. F., & Schwantes, L. (2020). HIV/AIDS em Tempos de Retrocesso: Possibilidades de Atuação na Educação Básica. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 6(4). https://doi.org/10.23899/relacult.v6i4.1746

Edição

Seção

V - Encontro Humanístico Multidisciplinar