As representações de um Patrimônio: memória e identidade

Autores

  • Fatiane Fernandes Pacheco UFPEL

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1293

Palavras-chave:

cultura, integração cultural, América Latina

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa cujo objetivo consiste em averiguar as representações sociais da Ponte Internacional Mauá na memória das cidades Jaguarão/Brasil e Rio Branco/Uruguai na (re)construção de uma identidade fronteiriça.  Declarada Monumento Histórico Nacional pelo Uruguai em 1977, no Brasil como o primeiro bem binacional pelo IPHAN em 2011 e ainda como o primeiro Patrimônio Cultural do MERCOSUL em 2012. Assim, a ponte tornou-se um patrimônio institucionalizado, mas além do valor material ela representa um símbolo das relações sociais de integração na fronteira entre Brasil o Uruguai, construídas na região pelos diferentes tempos históricos. Enfim as representações da ponte vão além das experiências vivenciadas no tempo presente. Para acessar as memórias da população fronteiriça utilizou-se método de História oral, com entrevista aberta com um roteiro semiestruturado. Assim sendo, o compartilhamento de um patrimônio cultural para as cidades de Jaguarão e Rio Branco torna-se significativo como uma forma de pertencimento e reconhecimento dos seus laços identitários, já que identidade é algo que se constrói e que se transforma durante toda uma vida.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BOSI, Ecléa. Memória da cidade: lembranças paulistanas. In: Estudos Avançados, vol.17, n.47, 2003. p. 198-211.

CANDAU, Joel. Memória e identidade. São Paulo: Contexto, 2016.

FONSECA, Maria Cecília Londres. O patrimônio em Processo: trajetória da política federal de preservação no Brasil. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ/Minc/IPHAN, 2005.

HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. 2ª ed. São Paulo: Ed. Centauro, 2003.

LUPORINI, Teresa Jussara. “Lugares da memória”: políticas pela preservação do patrimônio cultural. Ciências e Letras. Porto Alegre: Faculdade Porto-alegrense de Educação, Ciências e Letras, 2000. p. 205-217.

Downloads

Publicado

2019-05-05

Como Citar

Pacheco, F. F. (2019). As representações de um Patrimônio: memória e identidade. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(4). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1293

Edição

Seção

IV - Encontro Humanístico Multidisciplinar

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.