Repensando a Docência no Ensino Superior
desafios Contemporâneos e Abordagens Práticas
DOI:
https://doi.org/10.23899/v9044618Palavras-chave:
Desenvolvimento Docente, Adaptação Pedagógica, Prática Docente, Engajamento Estudantil, Formação DocenteResumo
Este artigo explora os desafios e estratégias envolvidos na docência no ensino superior, com foco na importância da integração entre teoria e prática. Por meio de um estudo realizado no contexto do Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Universidade de Cruz Alta, são discutidos aspectos críticos como a manutenção do engajamento dos alunos, a adaptação a diferentes estilos de aprendizagem, e a gestão eficiente do tempo. Além disso, a pesquisa enfatiza a experiência prática de estágio docente, destacando o desenvolvimento de habilidades pedagógicas e interpessoais necessárias para a formação de educadores resilientes e reflexivos. O estudo conclui que o sucesso na docência superior depende da capacidade dos professores de equilibrar autoridade com um ambiente de aprendizagem acolhedor, aplicando teorias pedagógicas de maneira adaptável e inovadora.
Referências
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
MASETTO, Marcos. Docência na Universidade. Campinas: Papirus, 1998.
ROGERS, C. R. Liberdade de aprender em nossa década. Porto Alegre: Artes Médicas. 1986.
SOUZA, Antonio Escandiel, GARDIM, Larissa Beck, LAUXEN, Sirlei de Lourdes. A formação do professor para o ensino superior: apontamentos sobre o estágio docente. Educação: Teoria e Prática/ Rio Claro, SP. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gabriela Portela Azevedo, Julia Batista Braucks, Vanessa Steigleder Neubauer, Natalia Hauenstein Eckert

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.