PERFIL SOCIOECONÓMICO DE ESTUDIANTES DE NEGOCIOS, CIENCIAS CONTABLES Y ECONOMÍA DE LA UNIVERSIDAD FEDERAL DE RÍO DE JANEIRO, UFRJ

Autores

  • Mariza Cezira Campagner Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marilú Angela Campagner unipampa

DOI:

https://doi.org/10.23899/w8vszp17

Palavras-chave:

Educational Background; Undergraduate Course; Profile; Students; Economy

Resumo

Na presente pesquisa, analisou-se qual o perfil socioeconômico dos discentes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, no ano de 2019. Os dados utilizados para este fim, foram extraídos do questionário socioeconômico entregue ao aluno de graduação. Foi necessário a aplicação de 160 (cento e sessenta) questionários ao longo do período, visando conhecer o perfil socioeconômico. As variáveis: gênero, idade, estado civil, tipo de escola, residência, meio de locomoção, ocupação dos pais, nível de instrução e renda dos pais, participação na economia da família e número de filhos que compõem a família. Para responder ao objetivo geral e específicos da pesquisa, fez-se uso da abordagem quantitativa, com amostragem probabilística. Os resultados demonstraram em geral, que a maioria dos estudantes é do gênero masculino, solteiro e com faixa etária até 20 anos, com religião, rendimentos abaixo de 6 sm, ensino médio na rede pública, pais possuem ensino superior e recebe bolsa ou faz estágio. Os dados mostram que é legitima a defesa do ensino superior público e gratuito de qualidade no Brasil, pela garantia democrática que oferece à expansão do saber. O ensino superior desempenha um papel estratégico para o futuro da sociedade do País. Por fim, compreender as configurações como os discentes vivenciam seus processos pode indicar caminhos inesgotáveis para se conhecer seus modos de vida, as dúvidas enfrentadas em seus contextos sociais e contribuir para a formulação de políticas e práticas educacionais mais adequadas aos públicos variados de jovens da Universidade.

Referências

ANDRADE M. E.M. O Controle Interno como Instrumento de Accountability. UFPE 2011.

BACK, L.B. Política de assistência estudantil: interfaces com o reconhecimento das diferenças e promoção da equidade. 2017. 145 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH), Universidade Federal da Fronteira Sul, Erechim, 2017.

BARROS, Ricardo Paes de & MENDONÇA, Rosane. O impacto de três inovações institucionais na educação brasileira. Rio de Janeiro: IPEA, 1998. p. 01. (Texto para discussão n. 566)

BARROS, Ricardo Paes de, et al. Determinantes do desempenho educacional no Brasil. Rio de Janeiro: IPEA, 2001. p. 03 (Texto para discussão n. 834)

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Microdados do Enem 2015. Brasília: Inep, 2017. Disponível em: < http://portal.inep.gov.br/microdados> Acesso em: 20/jan/2017.

CASAL, Joaquim; GARCIA, Maribel; MERINO, Rafael; QUESADA, Miguel. Aportaciones teóricas y metodológicas a la sociología de la juventud desde la perspectiva de la transición. Barcelona, Papers, n. 79, p. 21-48, 2006. Disponível em:<http://ddd.uab.es/pub/papers/02102862n79p21.pdf>. Acesso em: 13 set. 2018.

CORREIA S. H. M. Controle Interno do Património do Estado: o Caso da Administração Central de Cabo Verde Dissertação de Mestrado em Gestão apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Coimbra, 2013.

DURHAM, Eunice Ribeiro. A educação depois da nova Constituição: a universidade e a lei de diretrizes e bases da educação nacional. Em Aberto. Brasília, ano 8, n.43, jul/set. 1989.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade no Século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

SCORZAFAVE, L. G; FERREIRA, R. A. Desigualdade de Proficiência no Ensino Fundamental Público Brasileiro: uma Análise de Decomposição. Revista Economia, v. 12, n 2, p. 337-359. 2011.

VASCONCELOS, A. I. T; DINIZ, G; ANDRADE, T. Determinantes socioeconômicos do índice de rendimento acadêmico dos discentes de instituições de ensino superior em um município cearense. Anais [...]. V Encontro de Pesquisa e Extensão da Faculdade Luciano Feijão. Sobral-CE, novembro de 2012.

Downloads

Publicado

2025-04-13

Edição

Seção

Dossiê - Convergências Multidisciplinares nas Ciências Humanas: Novos Paradigmas para um Mundo em Transformação

Como Citar

PERFIL SOCIOECONÓMICO DE ESTUDIANTES DE NEGOCIOS, CIENCIAS CONTABLES Y ECONOMÍA DE LA UNIVERSIDAD FEDERAL DE RÍO DE JANEIRO, UFRJ. (2025). RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 11. https://doi.org/10.23899/w8vszp17