Tecnologia assistiva no contexto escolar:
um ato de inclusão
DOI:
https://doi.org/10.23899/yc7qk128Palavras-chave:
Contexto escolar, inclusão, tecnologia assistivaResumo
No contexto escolar, os professores possuem um papel relevante, são eles que orientam a aprendizagem dos alunos, tendo como propósito o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Para isso, é necessário realizar um ensino para todos, inclusivo, considerando as singularidades de cada aluno, principalmente dos alunos com deficiência. Um ensino baseado na inclusão requer o conhecimento da tecnologia assistiva. Por isso, neste artigo, vamos delimitar o que é tecnologia assistiva, quais são as categorias das tecnologias assistivas que podem contribuir com o trabalho do professor em sala de aula, descrevendo mais pormenorizadamente as tecnologias assistivas voltadas à pessoa com deficiência visual, baixa visão, porque a autora desta pesquisa é uma pessoa com deficiência visual, baixa visão, já utilizou tecnologias assistivas nos contextos escolar e acadêmico. O estudo demonstrou que o uso da tecnologia assistiva no contexto escolar é indispensável nos processos de inclusão e aprendizagem.
Referências
BERSCH, R. Introdução à tecnologia assistiva. Porto Alegre: [S. n.], 2017.
BRASIL. Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Comitê de Ajudas Técnicas. Tecnologia assistiva. Brasília: CORDE, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Andressa Marchesan

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.