Tecnologia assistiva no contexto escolar:

um ato de inclusão

Autores

  • Andressa Marchesan Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.23899/yc7qk128

Palavras-chave:

Contexto escolar, inclusão, tecnologia assistiva

Resumo

No contexto escolar, os professores possuem um papel relevante, são eles que orientam a aprendizagem dos alunos, tendo como propósito o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Para isso, é necessário realizar um ensino para todos, inclusivo, considerando as singularidades de cada aluno, principalmente dos alunos com deficiência. Um ensino baseado na inclusão requer o conhecimento da tecnologia assistiva. Por isso, neste artigo, vamos delimitar o que é tecnologia assistiva, quais são as categorias das tecnologias assistivas que podem contribuir com o trabalho do professor em sala de aula, descrevendo mais pormenorizadamente as tecnologias assistivas voltadas à pessoa com deficiência visual, baixa visão, porque a autora desta pesquisa é uma pessoa com deficiência visual, baixa visão, já utilizou tecnologias assistivas nos contextos escolar e acadêmico. O estudo demonstrou que o uso da tecnologia assistiva no contexto escolar é indispensável nos processos de inclusão e aprendizagem. 

Referências

BERSCH, R. Introdução à tecnologia assistiva. Porto Alegre: [S. n.], 2017.

BRASIL. Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Comitê de Ajudas Técnicas. Tecnologia assistiva. Brasília: CORDE, 2009.

Downloads

Publicado

2025-04-13

Edição

Seção

Dossiê - Convergências Multidisciplinares nas Ciências Humanas: Novos Paradigmas para um Mundo em Transformação

Como Citar

Tecnologia assistiva no contexto escolar: : um ato de inclusão. (2025). RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 11. https://doi.org/10.23899/yc7qk128