O impacto da multisseriação na Educação do Campo
DOI:
https://doi.org/10.23899/hs5b5a56Palavras-chave:
Multisseriação; Educação do Campo; Alfabetização; Letramento; Cartas Pedagógicas.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar um ensaio que tem como finalidade debater os desafios enfrentados por professores do campo que atuam em turmas multisseriadas. Neste estudo apresentaremos o conceito de Educação do campo, e discutiremos como se dá o processo de alfabetização em uma turma multisseriada. Apresentaremos também possibilidades de trabalhar a alfabetização em uma turma multisseriada através de metodologias ativas. Salientamos que este estudo é fruto de uma pesquisa que está em andamento e por isso não temos resultados definitivos para apresentar sobre o processo de alfabetização em uma turma multisseriada de escola do campo.
Referências
BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d'gua, 1997.
MARTINS, F. J. A escola e a educação do campo. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020.
MOLINA, M. C.; DE JESUS, S. M. S. A. (Orgs.). Contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo. Brasília: Articulação Nacional "Por Uma Educação do Campo, 2004.
RIBEIRO, L.; RIBEIRO, C. Aprendizagem baseada em problemas (PBL) na educação em Engenharia. Revista de Ensino de Engenharia, v. 27, nº 2, p. 23-32, 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Luis-Ribeiro 14/publication/268183847_APRENDIZAGEM_BASEADA_EM_PROBLEMAS_PBL_NA_EDU CACAO_EM_ENGENHARIA/links/568f18cf08aef987e567ef12/APRENDIZAGEM-BASEADAEM-PROBLEMAS-PBL-NA-EDUCACAO-EM-ENGENHARIA.pdf. Acesso em: 21 ago. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Nilza Soares dos Santos Peraça

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.