O impacto da multisseriação na Educação do Campo
DOI:
https://doi.org/10.23899/hs5b5a56Palabras clave:
Multiserialización; Educación Rural; Alfabetismo; Alfabetismo; Cartas Pedagógicas.Resumen
El presente trabajo tiene como objetivo presentar un ensayo que pretende debatir los desafíos que enfrentan los docentes rurales que trabajan en clases multigrado. En este estudio presentaremos el concepto de educación rural y discutiremos cómo se da el proceso de alfabetización en una clase multigrado. También presentaremos posibilidades para trabajar la alfabetización en una clase multigrado a través de metodologías activas. Resaltamos que este estudio es resultado de una investigación en curso y por lo tanto no tenemos resultados definitivos para presentar sobre el proceso de alfabetización en uma clase multigrado de una escuela rural.
Referencias
BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d'gua, 1997.
MARTINS, F. J. A escola e a educação do campo. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020.
MOLINA, M. C.; DE JESUS, S. M. S. A. (Orgs.). Contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo. Brasília: Articulação Nacional "Por Uma Educação do Campo, 2004.
RIBEIRO, L.; RIBEIRO, C. Aprendizagem baseada em problemas (PBL) na educação em Engenharia. Revista de Ensino de Engenharia, v. 27, nº 2, p. 23-32, 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Luis-Ribeiro 14/publication/268183847_APRENDIZAGEM_BASEADA_EM_PROBLEMAS_PBL_NA_EDU CACAO_EM_ENGENHARIA/links/568f18cf08aef987e567ef12/APRENDIZAGEM-BASEADAEM-PROBLEMAS-PBL-NA-EDUCACAO-EM-ENGENHARIA.pdf. Acesso em: 21 ago. 2024.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Nilza Soares dos Santos Peraça

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.