A pesquisa e o ensino conjugados na formação de professores em uma escola pública no Município de Pelotas/RS
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1382Palavras-chave:
educação, ensino, pesquisa, trabalho docente.Resumo
Este trabalho apresenta a pesquisa e o ensino conjugados na formação de professores em uma escola pública de ensino fundamental da rede estadual da cidade de Pelotas/RS. A proposta dessa pesquisa surgiu a partir de um conjunto de observações realizadas em escolas gaúchas nas cidades de Pelotas e Jaguarão. Levando em consideração as análises anteriores sobre a escola, o papel da escola na sociedade e a condição de trabalhador em educação no Brasil, buscou-se criar espaços para novas possibilidades educativas que pudessem auxiliar na formação de professores, visando qualificar seu trabalho. Uma das possibilidades se referenciou no Programa Mais Educação que é oferecido às escolas públicas de ensino fundamental e consiste no desenvolvimento de atividades de educação integral que expandem o tempo diário de escola para o mínimo de sete horas e que também ampliam as oportunidades educativas dos estudantes. Para tanto, criaram-se sugestões de qualificação do trabalho docente. Com este objetivo, promoveu-se um ciclo de formação pedagógica para os professores e gestores da escola, ampliando o debate acerca da escola de tempo integral e educação integral e destacando quais as percepções que os docentes têm a respeito do tema. A pesquisa buscou contribuir para que na escola se efetivasse uma política de ampliação da jornada escolar com qualidade e aproveitamento das atividades desenvolvidas com os alunos para a sua formação integral humana.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.