A pesquisa e o ensino conjugados na formação de professores em uma escola pública no Município de Pelotas/RS
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1382Palabras clave:
educação, ensino, pesquisa, trabalho docente.Resumen
Este trabalho apresenta a pesquisa e o ensino conjugados na formação de professores em uma escola pública de ensino fundamental da rede estadual da cidade de Pelotas/RS. A proposta dessa pesquisa surgiu a partir de um conjunto de observações realizadas em escolas gaúchas nas cidades de Pelotas e Jaguarão. Levando em consideração as análises anteriores sobre a escola, o papel da escola na sociedade e a condição de trabalhador em educação no Brasil, buscou-se criar espaços para novas possibilidades educativas que pudessem auxiliar na formação de professores, visando qualificar seu trabalho. Uma das possibilidades se referenciou no Programa Mais Educação que é oferecido às escolas públicas de ensino fundamental e consiste no desenvolvimento de atividades de educação integral que expandem o tempo diário de escola para o mínimo de sete horas e que também ampliam as oportunidades educativas dos estudantes. Para tanto, criaram-se sugestões de qualificação do trabalho docente. Com este objetivo, promoveu-se um ciclo de formação pedagógica para os professores e gestores da escola, ampliando o debate acerca da escola de tempo integral e educação integral e destacando quais as percepções que os docentes têm a respeito do tema. A pesquisa buscou contribuir para que na escola se efetivasse uma política de ampliação da jornada escolar com qualidade e aproveitamento das atividades desenvolvidas com os alunos para a sua formação integral humana.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
Los autores conservan los derechos de autor de sus obras y conceden a RELACult el derecho de primera publicación. Todos los artículos están simultáneamente licenciados bajo Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), lo que permite el intercambio, distribución, copia, adaptación y uso comercial, siempre que se otorgue el crédito correspondiente a la autoría original y se indique la primera publicación en esta revista.
RELACult pone todo su contenido a disposición en acceso abierto, ampliando la visibilidad y el impacto de los trabajos publicados. La información de contacto proporcionada en el sistema de envío se utiliza exclusivamente para la comunicación editorial y no será compartida para otros fines.