A pesquisa e o ensino conjugados na formação de professores em uma escola pública no Município de Pelotas/RS
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1382Mots-clés :
educação, ensino, pesquisa, trabalho docente.Résumé
Este trabalho apresenta a pesquisa e o ensino conjugados na formação de professores em uma escola pública de ensino fundamental da rede estadual da cidade de Pelotas/RS. A proposta dessa pesquisa surgiu a partir de um conjunto de observações realizadas em escolas gaúchas nas cidades de Pelotas e Jaguarão. Levando em consideração as análises anteriores sobre a escola, o papel da escola na sociedade e a condição de trabalhador em educação no Brasil, buscou-se criar espaços para novas possibilidades educativas que pudessem auxiliar na formação de professores, visando qualificar seu trabalho. Uma das possibilidades se referenciou no Programa Mais Educação que é oferecido às escolas públicas de ensino fundamental e consiste no desenvolvimento de atividades de educação integral que expandem o tempo diário de escola para o mínimo de sete horas e que também ampliam as oportunidades educativas dos estudantes. Para tanto, criaram-se sugestões de qualificação do trabalho docente. Com este objetivo, promoveu-se um ciclo de formação pedagógica para os professores e gestores da escola, ampliando o debate acerca da escola de tempo integral e educação integral e destacando quais as percepções que os docentes têm a respeito do tema. A pesquisa buscou contribuir para que na escola se efetivasse uma política de ampliação da jornada escolar com qualidade e aproveitamento das atividades desenvolvidas com os alunos para a sua formação integral humana.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les conditions suivantes :
Les auteurs conservent les droits d’auteur de leurs œuvres et accordent à RELACult le droit de première publication. Tous les articles sont simultanément publiés sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), qui permet le partage, la distribution, la copie, l’adaptation et l’utilisation commerciale, à condition que la paternité originale soit correctement attribuée et que la première publication dans cette revue soit mentionnée.
RELACult met l’ensemble de son contenu en accès libre, augmentant ainsi la visibilité et l’impact des travaux publiés. Les informations de contact fournies dans le système de soumission sont utilisées exclusivement pour la communication éditoriale et ne seront pas partagées à d’autres fins.