A (Re)existência do Ensino de Arte sob a ótica dos docentes de Pelotas
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1361Palavras-chave:
educação, ensino de Arte, artes,Resumo
Esta investigação tem origem na minha pesquisa de mestrado que está em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel. A pesquisa integra-se aos estudos sobre a docência e a formação de professores. A temática se configura como: O Ensino de Artes Visuais na contemporaneidade: Desafios, mudanças e perspectivas sob a ótica dos docentes. Busca perspectivas para a problemática de como os professores de Artes Visuais percebem sua profissão quanto aos desafios, dificuldades e mudanças. De abordagem qualitativa, a pesquisa se utiliza de entrevistas semiestruturadas com cinco professoras de Arte que atuam no Ensino Fundamental em Pelotas. Pode-se constatar uma preocupação das professoras em reafirmar a importância da Arte na escola e isto se reverbera em diferentes práticas e modos de pensar o ensino. A pesquisa possibilita a construção de ideias para uma educação que valorize os professores e que possa formar pessoas mais humanas, criativas e sensíveis para o mundo.
Referências
Referências
ARROYO, Miguel G. Ofício de Mestre: imagens e autoimagens. Petrópolis: Vozes, 2000.
CHARLOT, Bernard; O professor na sociedade contemporânea: um trabalhador da contradição. In: Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v.17, n.30, p.17-31, jul./dez. 2008.
GABRIEL, Perissé. Estética e Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
DEWAY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010
FERRAZ e FUSARI, Maria Heloísa C. de T.; Maria F. de Resende e; Metodologia do ensino de arte: fundamentos e proposições. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.
IAVELBERG, Rosa; Arte/educação modernista e pós-modernista. Porto Alegre: Penso, 2017.
MEIRA, Marly Ribeiro. Filosofia da criação: Reflexões sobre o sentido do sensível. Porto Alegre: Mediação, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.