A (Re)existência do Ensino de Arte sob a ótica dos docentes de Pelotas
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1361Keywords:
educação, ensino de Arte, artes,Abstract
Esta investigação tem origem na minha pesquisa de mestrado que está em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel. A pesquisa integra-se aos estudos sobre a docência e a formação de professores. A temática se configura como: O Ensino de Artes Visuais na contemporaneidade: Desafios, mudanças e perspectivas sob a ótica dos docentes. Busca perspectivas para a problemática de como os professores de Artes Visuais percebem sua profissão quanto aos desafios, dificuldades e mudanças. De abordagem qualitativa, a pesquisa se utiliza de entrevistas semiestruturadas com cinco professoras de Arte que atuam no Ensino Fundamental em Pelotas. Pode-se constatar uma preocupação das professoras em reafirmar a importância da Arte na escola e isto se reverbera em diferentes práticas e modos de pensar o ensino. A pesquisa possibilita a construção de ideias para uma educação que valorize os professores e que possa formar pessoas mais humanas, criativas e sensíveis para o mundo.
References
Referências
ARROYO, Miguel G. Ofício de Mestre: imagens e autoimagens. Petrópolis: Vozes, 2000.
CHARLOT, Bernard; O professor na sociedade contemporânea: um trabalhador da contradição. In: Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v.17, n.30, p.17-31, jul./dez. 2008.
GABRIEL, Perissé. Estética e Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
DEWAY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010
FERRAZ e FUSARI, Maria Heloísa C. de T.; Maria F. de Resende e; Metodologia do ensino de arte: fundamentos e proposições. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.
IAVELBERG, Rosa; Arte/educação modernista e pós-modernista. Porto Alegre: Penso, 2017.
MEIRA, Marly Ribeiro. Filosofia da criação: Reflexões sobre o sentido do sensível. Porto Alegre: Mediação, 2009.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors retain the copyright of their works and grant RELACult the right of first publication. All articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), which allows sharing, distribution, copying, adaptation, and commercial use, provided that proper credit is given to the original authorship and the first publication in this journal is acknowledged.
RELACult makes all of its content openly accessible, thereby increasing the visibility and impact of the published works. The contact information provided in the submission system is used exclusively for editorial communication and will not be shared for any other purpose.