A (Re)existência do Ensino de Arte sob a ótica dos docentes de Pelotas
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1361Mots-clés :
educação, ensino de Arte, artes,Résumé
Esta investigação tem origem na minha pesquisa de mestrado que está em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel. A pesquisa integra-se aos estudos sobre a docência e a formação de professores. A temática se configura como: O Ensino de Artes Visuais na contemporaneidade: Desafios, mudanças e perspectivas sob a ótica dos docentes. Busca perspectivas para a problemática de como os professores de Artes Visuais percebem sua profissão quanto aos desafios, dificuldades e mudanças. De abordagem qualitativa, a pesquisa se utiliza de entrevistas semiestruturadas com cinco professoras de Arte que atuam no Ensino Fundamental em Pelotas. Pode-se constatar uma preocupação das professoras em reafirmar a importância da Arte na escola e isto se reverbera em diferentes práticas e modos de pensar o ensino. A pesquisa possibilita a construção de ideias para uma educação que valorize os professores e que possa formar pessoas mais humanas, criativas e sensíveis para o mundo.
Références
Referências
ARROYO, Miguel G. Ofício de Mestre: imagens e autoimagens. Petrópolis: Vozes, 2000.
CHARLOT, Bernard; O professor na sociedade contemporânea: um trabalhador da contradição. In: Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v.17, n.30, p.17-31, jul./dez. 2008.
GABRIEL, Perissé. Estética e Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
DEWAY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010
FERRAZ e FUSARI, Maria Heloísa C. de T.; Maria F. de Resende e; Metodologia do ensino de arte: fundamentos e proposições. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.
IAVELBERG, Rosa; Arte/educação modernista e pós-modernista. Porto Alegre: Penso, 2017.
MEIRA, Marly Ribeiro. Filosofia da criação: Reflexões sobre o sentido do sensível. Porto Alegre: Mediação, 2009.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les conditions suivantes :
Les auteurs conservent les droits d’auteur de leurs œuvres et accordent à RELACult le droit de première publication. Tous les articles sont simultanément publiés sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), qui permet le partage, la distribution, la copie, l’adaptation et l’utilisation commerciale, à condition que la paternité originale soit correctement attribuée et que la première publication dans cette revue soit mentionnée.
RELACult met l’ensemble de son contenu en accès libre, augmentant ainsi la visibilité et l’impact des travaux publiés. Les informations de contact fournies dans le système de soumission sont utilisées exclusivement pour la communication éditoriale et ne seront pas partagées à d’autres fins.