Anúncios

 
  • Convocatória - Seleção de dossiês temáticos para o ano de 2025

    2024-04-06

    A Editora do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura - CLAEC, torna público, para conhecimento dos interessados, o processo de chamada pública e seleção para a escolha de dossiês temáticos que poderão compor as edições da revista RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade (e-ISSN: 2525-7870) - https://www.claec.org/relacult, nos termos que seguem.

    Serão selecionados 2 (dois) dossiês temáticos, cujas publicações estão previstas para acontecer nos meses de julho e dezembro de 2025.

    Público-alvo
    Doutores. Aceita-se a participação de doutorandos como co-proponentes.

     

    Cronograma

    Prazo para submissão: 06/04/2024 a 31/08/2024

    Processo de avaliação: 01/09/2024 a 30/09/2024

    Divulgação dos dossiês selecionados: 01/10/2024

     

    Clique e acesse a convocatória completa: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/announcement/view/22

    Saiba mais sobre Convocatória - Seleção de dossiês temáticos para o ano de 2025
  • Chamada: Dossiê - Diálogos Amefricanos: Aquilombamento Epistêmico

    2024-04-06

    Vol. 10, nº02 - SEGUNDO SEMESTRE DE 2024

    Dossiê:

    - Diálogos Amefricanos: Aquilombamento Epistêmico

    Recebimento: ATÉ 31 DE OUTUBRO DE 2024

    Publicação: DEZEMBRO de 2024

    Coordenador/as do dossiê:

    Dra. Angela Maria de Souza - Antropologia - UNILA
    Dr. Waldemir Rosa - Antropologia - UNILA
    Dra. Júlia Batista Alves - Letras e Linguística - UNILA

     

    Ementa:

    O Núcleo de Estudos Afro-Latino-Americanos e Caribenhos (NEALA) da UNILA completa 10 anos num percurso de aquilombamento por meio da ampliação dos diálogos entre populações negras e indígenas e do fortalecimento do Movimento Negro Educador, visando promover discussões e ações que salientam a importância tanto das questões étnico-raciais quanto das de gênero e sexualidades com a implementação de Políticas Públicas voltadas para as Ações Afirmativas. O NEALA reúne pesquisadores/as que atuam principalmente a partir de uma perspectiva interdisciplinar sobre as questões étnico-raciais no diálogo entre Antropologia, Letras, Línguas, Literatura, Linguística, Relações Internacionais, História, Educação e Mediação Cultural.
    O objetivo é estabelecer um debate epistemológico a partir das três principais linhas de pesquisa:
    1 - América Latina e Caribe: Diáspora e Interseccionalidade;
    2 - Mulheres Negras entre Fronteiras;
    3 - Educação para as Relações Étnico-Raciais.
    A proposta da publicação é reunirmos artigos que reflitam sobre as diversas questões étnico-raciais, diaspóricas, interseccionais, em territórios amefricanos partindo de perspectivas teóricas que possibilitem um olhar mais apurado sobre as epistemologias que perpassam essas experiencias de pesquisa, ensino e extensão.

    Saiba mais sobre Chamada: Dossiê - Diálogos Amefricanos: Aquilombamento Epistêmico
  • Chamada: Dossiê - Políticas Patrimoniais e Cidades

    2024-01-27

    Está aberta a chamada de artigos para composição do dossiê: Políticas Patrimoniais e Cidades. O recebimento de artigos será até 31 de maio de 2024.

     

    Ementa:

    O dossiê "Políticas Patrimoniais e Cidades" oferece uma análise profunda das políticas de preservação do patrimônio cultural urbano, enfocando sua evolução desde 1937 no Brasil. Examina a mudança de foco da preservação de prédios individuais para áreas urbanas mais amplas, destacando programas importantes como o Programa de Cidades Históricas e o PAC Cidades Históricas. O dossiê também investiga como essas políticas impactaram o desenvolvimento urbano e o turismo, bem como a crescente demanda por maior participação da sociedade civil nas decisões sobre patrimônio. Essencialmente, ele busca entender as complexas interações entre políticas estatais e interesses sociais no contexto do patrimônio cultural nas cidades.

    Saiba mais sobre Chamada: Dossiê - Políticas Patrimoniais e Cidades
  • Chamada: Dossiê - Práticas socioculturais na perspectiva da construção da emancipação e do desenvolvimento social e humano a partir do combate às diferentes formas de discriminação e preconceito

    2023-08-24

    Vol. 10, nº01 - PRIMEIRO SEMESTRE DE 2024

    Dossiê:

    - Práticas socioculturais na perspectiva da construção da emancipação e do desenvolvimento social e humano a partir do combate às diferentes formas de discriminação e preconceito

    Recebimento: ATÉ 15 DE MARÇO DE 2024

    Publicação: MAIO de 2024

    Coordenadoras do dossiê:

    Dra. Sirlei de Lourdes Lauxen (UNICRUZ)

    Dra. Solange Beatriz Billig Garces (UNICRUZ)

    Ementa:

    Este dossiê objetiva apresentar reflexões teórico-práticas interdisciplinares, a respeito das práticas sociais discriminatórias vivenciadas na sociedade contemporânea, e que mobilizam atores sociais para o seu necessário e urgente enfrentamento. Não cabe mais aceitarmos discriminações e preconceitos com negros, indígenas, mulheres, comunidade LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência, idosas, pobres, analfabetas, imigrantes ou com obesidade. É urgente e necessário situar e mobilizar atores sociais para o enfrentamento dessas questões e as que ainda se associam a estas, como a fome e a violência. Assim, o Dossiê aceitará produções que tenham como foco:

    - Práticas de combate à fome e a pobreza extrema;

    - Práticas de combate à violência gerada pelo preconceito e discriminação.

    - Práticas de combate ao racismo, a aporofobia, ao sexismo, a LGBTfobia, a xenofobia, ao etarismo, capacitismo, gordofobia e demais formas de discriminação e preconceito;

    - Práticas emancipatórias e inclusivas em áreas interdisciplinares que contemplem o combate à discriminação e ao preconceito

    - Práticas de mobilização de atores sociais para o enfrentamento de preconceitos e discriminação.

    Saiba mais sobre Chamada: Dossiê - Práticas socioculturais na perspectiva da construção da emancipação e do desenvolvimento social e humano a partir do combate às diferentes formas de discriminação e preconceito
  • Convocatória para seleção de Pareceristas em fluxo contínuo!

    2023-03-07

    A Editora do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura - CLAEC, torna público, para conhecimento dos interessados, o processo de convocatória pública externa e seleção para a escolha de Pareceristas Ad Hoc da RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade (https://claec.org/relacult).

    A convocatória está disponível em português, espanhol e inglês.

     

    Saiba mais sobre Convocatória para seleção de Pareceristas em fluxo contínuo!
  • Lançadas convocatórias para Editor-Chefe Adjunto e Editores Assistentes

    2023-03-07

    A Editora CLAEC acaba de lançar duas convocatórias para interessados em atuar como Editor-Chefe Adjunto e Editores Assistentes da RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade. Clique sobre cada convocatória para acessar o respectivo edital!

    Saiba mais sobre Lançadas convocatórias para Editor-Chefe Adjunto e Editores Assistentes
  • Chamada: Dossiê - De(s)colonizando mentes femininas em territórios Afrodiaspóricos: Construção coletiva de nova metodologia

    2022-11-11

    Está aberta a chamada de artigos para composição do Dossiê: De(s)colonizando mentes femininas em territórios Afrodiaspóricos: Construção coletiva de nova metodologia. O recebimento de artigos será até 28 de maio de 2023, com publicação prevista em junho. 

    Ementa: O dossiê tem como objetivo realizar discussões sobre representações, lutas, frentes de conquistas realizadas por mulheres da América Latina/Afrodiaspórica. A colonização foi um momento histórico que marcou profundamente homens e mulheres latino-americanas/afrodiaspóricas. Porém, foi a mulher a principal invisibilizada por esse processo de racionalização do colonizador, em especial a mulher negra e indígena/Afrodiaspórica. Por isso, é necessário de(s)colonizar mentes femininas na América Latina por meio de obras, da história de vida, escritos, pensamentos e conhecimentos de mulheres que foram apagados pela história dominada por homens brancos. Ao resgatarmos toda a produção epistemológica, antropológica, sociológica e científica de mulheres da América Latina/Afrodiaspórica, reafirmamos o lugar que deve ser reconhecido a elas/nós enquanto pensadoras, cientistas, ativistas, questionadoras e construtoras de um mundo plural e igual. A perspectiva de(s)colonial não é apenas uma contestação ao colonialismo/colonialidade, vai além, posto que, traz para o debate a importância de discutir raça, gênero, sexualidade, classe e geopolítica. Portanto, a partir de tais premissas, buscamos contribuições para a de(s)colonização mentes femininas na América Latina/Afrodiaspórica. São bem-vindas discussões que tenham por base os Estudos do Sul; novas epistemologias, como por exemplo as Epistemologias de Terreiro; Mulherismo Afrikana; e, outras teorias/epistemologias/práticas que buscam contribuir para a construção de um mundo em que a humanidade de mulheres negras e indígenas seja possível.

    Saiba mais sobre Chamada: Dossiê - De(s)colonizando mentes femininas em territórios Afrodiaspóricos: Construção coletiva de nova metodologia
  • Chamada Dossiê - Religiões e Religiosidades em Tempos de Conservadorismos e Intolerância

    2022-03-02

    A Editora do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura – CLAEC convida docentes e pesquisadores a enviarem seus artigos para o Dossiê "Religiões e Religiosidades em Tempos de Conservadorismos e Intolerância".  

    Ementa: Em um contexto impactado pela desconstrução de direitos e avanços dos conservadorismos e intolerâncias, os ideais reacionários buscam desvirtuar ou apagar as contribuições engendradas pelas premissas de uma educação libertadora, democrática e emancipatória. As pautas e os posicionamentos vem repercutindo e incomodando, sobremaneira, as forças anacrônicas presentes na atual conjuntura brasileira nos diferentes contextos da vida social. Desse modo, a presente chamada temática tem por objetivo agregar estudos sobre as tensões religiosas em um contexto de exacerbação conservadora sob o amplo espectro das identidades e sociabilidades contemporâneas. Tendo como foco diferentes conjunturas temporais e geográficas, serão aceitos trabalhos com viés teórico ou empírico que retratam possíveis interlocuções na sociedade brasileira, sobretudo, àquelas sublinhadas pelos temas da intolerância religiosa, o ensino religioso e a laicidade, a educação e os fundamentalismos, questões ambientais e de gênero, direitos humanos, entre outros.

    Para conferir as normas de submissão, clique aqui. Prazo para envio: até 31/05/2022.  

    Organizadores: Dr. Celso Gabatz e Dr. Renan Santos Mattos

    Saiba mais sobre Chamada Dossiê - Religiões e Religiosidades em Tempos de Conservadorismos e Intolerância
  • Chamada Dossiê - Produção e Política Cultural no foco: 10 anos em curso na Unipampa

    2021-10-26
    A Editora do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura – CLAEC convida docentes e pesquisadores a enviarem seus artigos para o Dossiê "Produção e Política Cultural no foco: 10 anos em curso na Unipampa".   Ementa: Produção de edição temática sobre os 10 anos do Curso de Produção e Política Cultural da Unipampa/Campus Jaguarão, como modo de contribuir com reflexões sobre “a formação de pessoal qualificado para a gestão da cultura em suas múltiplas dimensões” - conforme prevê a Emenda Constitucional no 48/2005 que cria o Plano Nacional de Cultura (PNC). A chamada está aberta para todos os interessados em cursos afins e trabalhos que envolvam o campo da cultura e da arte. Será uma forma de celebração e fortalecimento desta importante área de estudos.     Para conferir as normas de submissão, clique aqui. Prazo para envio: até 31/01/2022.  

    Organizadores: Dra. Sátira Pereira Machado e Dr. Alan Dutra de Melo

     

    Saiba mais sobre Chamada Dossiê - Produção e Política Cultural no foco: 10 anos em curso na Unipampa
  • Edital 03/2019 – Chamada para seleção de dossiês

    2019-08-07

    A Editora do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura – CLAEC, torna público, para conhecimento dos interessados, o processo de chamada pública e seleção para a escolha de dossiês temáticos que poderão compor as edições da revista RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade (e-ISSN: 2525-7870).

    Serão selecionados no mínimo seis (6) dossiês temáticos, cujas publicações estão previstas para acontecer nos meses de abril, agosto e dezembro de 2020 e 2021.

    Cronograma

              Datas

    Atividades

    02/03/2020 a 31/07/2020

    Prazo para submissão

    01/08/2020 a 31/08/2020

    Processo de avaliação

    01/09/2020

    Divulgação dos dossiês selecionados


    EDITAL DA CHAMADA PÚBLICA    Saiba mais sobre Edital 03/2019 – Chamada para seleção de dossiês
  • Revista RELACult é Qualis B2

    2017-06-11

    RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade principal meio de divulgação científica do CLAEC, tendo caráter multidisciplinar, alcançou na avaliação quadrienal (2013-2016) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Qualis B2 na área de ensino. A partir desta estratificação, a RELACult está reafirmando a sua qualidade científica e acadêmica, consolidando-se como um dos principais periódicos científicos do Brasil.

    Para Bruno Marcelino, editor-chefe da RELACult e também da Editora CLAEC, "a evolução da estratificação de B4 para B2  na área de Ensino demonstra o empenho da equipe editorial, por meio da coordenação técnica, conselho editorial e pareceristas ad hoc, em transformar o periódico referência na América Latina", explicou.

    A avaliação do Qualis CAPES tem como principal objetivo verificar a qualidade das produções intelectuais dos programas de pós-graduação stricto senso, por meio da avaliação dos periódicos em que essas produções são publicadas. O sistema de avaliação é subdividido em oito estratos que refletem os níveis de qualidade:

    • A1 e A2 – Excelência internacional
    • B1 e B2 – Excelência nacional
    • B3,B4 e B5 - Relevância média
    • C – Baixa relevância

    Além da área de Ensino (B2), a RELACult obteve estratificação nas seguintes áreas: Ciência Política e Relações Internacionais (B5), Ciências Agrárias I (B5), Ciências Biológicas II (C), Comunicação e Informação (B5), Direito (C), História (C), Interdisciplinar (B4), Letras/Linguística (B5) e Sociologia (C).

    Saiba mais sobre Revista RELACult é Qualis B2
  • Chamada para propostas de dossiês

    2017-02-11

    A RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade (e-ISSN: 2525-7870) sob a responsabilidade do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura – CLAEC, convida membros da comunidade acadêmica e pesquisadores a apresentarem propostas de dossiês temáticos. Serão selecionados quatro (4) dossiês, cujas publicações estão previstas para acontecer nos meses de dezembro de 2017 e abril, agosto e dezembro de 2018.

    Prazo para submissão de propostas: 11/04/2017


    Edital da chamada

    Saiba mais sobre Chamada para propostas de dossiês
  • RELACult possuí DOI

    2017-01-17

    A Editora CLAEC foi cadastrada no DOI (Digital Object Identifier), sendo também atribuído um número sufixo exclusivo para o periódico (http://dx.doi.org/10.23899/relacult).

    A partir de agora todos os artigos publicados pela RELACult terão um número DOI único atribuído.

    Informamos que os artigos anteriormente publicados já estão com seus números DOI atribuídos, bastando os autores acessarem a página do respectivo artigo.

    Saiba mais sobre RELACult possuí DOI
  • RELACult é indexada no ERIH PLUS

    2017-01-07

    ERIH PLUS - European Reference Index for the Humanities and Social Sciences é uma das mais importantes bases de indexação de periódicos científicos em nível mundial e a principal na União Europeia, com área de concentração nas ciências sociais e humanidades, possuí sede na Noruega. A coordenação inicial da base ficou a cargo da European Science Foundation, quem fixou os critérios e estabeleceu rigorosos patamares para a inclusão de novos periódicos em sua listagem. Atualmente a base é administrada pelo Norwegian Social Science Data Services (NSD).

    Cabe ressaltar que em algumas áreas de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação do Brasil (Capes/MEC), o ERIH Plus é considerado um dos mais importantes indexadores na avaliação de periódicos para estratificação superior no sistema Qualis Capes.

    Essa recente indexação é a prova do empenho da equipe editorial para elevar a qualificação da revista, que com apenas 2 anos de existência, já faz parte das principais bases de dados científicos do mundo.

    Maiores informações podem ser obtidas no link: https://dbh.nsd.uib.no/publiseringskanaler/erihplus/periodical/info?id=490144

     

    Saiba mais sobre RELACult é indexada no ERIH PLUS
  • Mudança de denominação e escopo

    2016-10-26
    Caros leitores,

    A revista Conexões Culturais agora denomina-se RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade" e acaba de publicar seu último número, disponível em http://periodicos.claec.org/index.php/relacult. A modificação ocorreu devido a necessidade de aproximar o periódico as atividades desenvolvidas pelo CLAEC – Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura.

    Com um escopo dedicado a propostas que debatam criticamente reflexões e estudos em cultura na América Latina e Caribe, tendo como missão a difusão do conhecimento e do pensamento crítico gerado por acadêmicos e pesquisadores que possuem produções sobre esta área de abrangência, com ênfase à originalidade e inovação nos conceitos e propostas.

    Por meio das Ciências Humanas, Sociais e das Linguagens, Letras e Artes, propomos explorar e desvendar as fronteiras territoriais e disciplinares na produção de conhecimentos que demonstrem a diversidade de costumes, ideias
    e modos de vida dos cidadãos dos países integrantes da América Latina e Caribe. Saiba mais sobre Mudança de denominação e escopo
  • CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO - FLUXO CONTÍNUO

    2015-12-31

    A Equipe Editorial do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)  convida, professores, pesquisadores e interessados à participarem da seleção pública através de artigos, resumos expandidos e ensaios para compor as próximas edições da Conexões Culturais - Revista de Linguagens, Artes e Estudos em Cultura. As áreas de abrangência temática da revista são Linguística, Letras, Artes, Humanidades e Ciências Sociais. As submissões são realizadas na forma de fluxo contínuo, devendo o autor atentar-se quanto ao prazo máximo estabelecido para cada edição.


    Aceitam-se contribuições em português, inglês e espanhol que serão submetidas à apreciação da Comissão e do Conselho Editorial, sendo garantida a avaliação cega por pares. O simples envio dos trabalhos não garante sua publicação. As normas para publicação estão em:

    http://periodicos.claec.org/index.php/cc/about/submissions#onlineSubmissions

    Os textos deverão ser submetidos por meio do Portal de Periódicos Eletrônicos do CLAEC, no seguinte endereço: http://periodicos.claec.org/index.php/cc/index

     


    PRAZO PARA ENVIO DAS PROPOSTAS DE PUBLICAÇÃO

     

    Vol. 02, nº01 - PRIMEIRO QUADRIMESTRE DE 2016

    (ANAIS DO I ENCONTRO HUMANÍSTICO MULTIDISCIPLINAR)

    Publicação: MARÇO de 2016


    Vol. 02, nº02 - SEGUNDO QUADRIMESTRE DE 2016

    Recebimento: Até 31 de MAIO de 2016

    Publicação: AGOSTO de 2016


    Vol. 02, nº03 - TERCEIRO QUADRIMESTRE DE 2016

    Recebimento: Até 30 de SETEMBRO de 2016

    Publicação: DEZEMBRO de 2016


    Maiores informações pelo e-mail:

    periodicos@claec.org

    Saiba mais sobre CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO - FLUXO CONTÍNUO