Convocatória - Seleção de dossiês temáticos para o ano de 2025

2024-04-06

Edital de Chamada Pública da Editora CLAEC nº 01/2024

 

A Editora do Centro Latino- Americano de Estudos em Cultura - CLAEC convida os interessados e estabelece normas para a chamada anual de propostas de dossiês temáticos para comporem as edições da revista RELACult em 2025.

 

A Editora do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura - CLAEC, torna público, para conhecimento dos interessados, o processo de chamada pública e seleção para a escolha de dossiês temáticos que poderão compor as edições da revista RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade (e-ISSN: 2525-7870) - https://www.claec.org/relacult, nos termos que seguem.

 

Temática geral

A RELACult é um periódico semestral, multidisciplinar, que abrange as áreas de Linguística, Letras, Artes, Humanidades e Ciências Sociais. Seu objetivo é explorar e desvendar as fronteiras geográficas e humanas na produção de conhecimentos, descobrindo a diversidade de costumes, de ideias e modos de vida, entre os habitantes da América Latina e Caribe. Sua missão é a difusão do conhecimento e do pensamento crítico gerado por acadêmicos e pesquisadores que possuem produções sobre a América Latina e Caribe, dando ênfase à originalidade e inovação nos conceitos e nas propostas.

Serão selecionados 2 (dois) dossiês temáticos, cujas publicações estão previstas para acontecer nos meses de julho e dezembro de 2025.

                             

Público-alvo

Doutores. Aceita-se a participação de doutorandos como co-proponentes.

         

Critérios para participação como proponente de dossiê

  1. Os dossiês devem ser propostos por, no mínimo, dois (2) e, no máximo, 4 (quatro) organizadores/proponentes que, preferencialmente, estejam vinculados a algum programa de pós-graduação stricto sensu e/ou Grupos de Pesquisa registrado no CNPq;
  2. A titulação mínima do organizador/proponente será de título de Doutor;
  3. Será aceita a participação de doutorandos, desde que estejam vinculados em programas de pós-graduação stricto sensu e Grupos de Pesquisa registrado no CNPq, a convite de um docente e/ou pesquisador Doutor;
  4. Os currículos Lattes/CNPq dos proponentes brasileiros e currículos vitae dos estrangeiros devem estar disponíveis na ocasião da avaliação das propostas, que serão recebidas até o dia 31 de agosto de 2024.

         

Submissão

  1. As propostas de dossiês devem ser constituídas por um texto argumentativo/descritivo, de no máximo duas laudas, sobre a temática escolhida.
  2. As propostas deverão ser enviadas no seguinte formulário até as 23h59min do dia 31/08/2024: https://forms.gle/kfH5Wph6u5t3FE4b8.
  3. Devem conter as seguintes informações:

3.1 Título e resumo de até 500 (quinhentas) palavras do dossiê proposto.

3.2. Breve justificativa sobre a escolha do tema.

3.3. Lista de referências bibliográficas.

3.4. Nome, e-mail, telefone, súmula curricular dos organizadores do dossiê, link do currículo Lattes ou Vitae e link do ORCID.

         

Avaliação

As propostas serão avaliadas pelos membros do Comitê e Conselho Editorial da RELACult.

São critérios de avaliação das propostas submetidas a esta chamada pública:

a - Adequação aos critérios de estrutura e forma, estabelecidos neste edital;

b - Em relação aos proponentes: será levada em conta a titulação, o histórico acadêmico e a sua relação com o foco/escopo do periódico e da proposta/formação e a experiência em outras publicações científicas;

c - Em relação ao texto da proposta: será considerada a originalidade/viabilidade e o impacto da publicação em termos de distribuição de autores por regiões e países, isto é, propostas que contemplem publicações de artigos em outros países e outros idiomas (espanhol e inglês) serão priorizadas por contribuírem para a internacionalização da revista;

d - Serão consideradas positivamente, propostas que apresentem previamente, lista de possíveis artigos a serem encaminhados ao dossiê;

e - As propostas que não atenderem aos critérios estabelecidos serão desconsideradas.

 

Das responsabilidades dos organizadores

  1. Apoiar a divulgação do dossiê.
  2. Verificar se cada contribuição é original e inédita.
  3. Verificar se os artigos seguem as Diretrizes para autores, disponíveis em: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/about/submissions#onlineSubmissions.
  4. Encaminhar aos editores da revista os pareceres dos artigos, resenhas e entrevistas selecionados para expedição dos pareceres de aprovação para comunicação aos respectivos autores.
  5. Manter contato frequente com os editores da Revista, garantindo que a elaboração do dossiê seja realizada em conformidade com o cronograma e os compromissos pré-estabelecidos.
  6. Cumprir o prazo para entrega do material do dossiê estipulado no calendário que acompanhará a Carta de Aceite da proposta de Dossiê. Uma vez que essa data seja estabelecida, os organizadores devem ficar atentos para entrega do material, pois uma falha na pontualidade prejudicará a publicação e a divulgação do número, além de causar transtornos ao cronograma da revista;
  7. Definir e informar aos editores da revista a ordem em que os artigos do dossiê deverão ser apresentados no sumário da revista.
  8. Garantir a efetiva comunicação entre os autores dos artigos e o setor de Dossiê da Revista via e-mail. Assim, em caso de dificuldade de comunicação por mudança de e-mail ou outros problemas, caberá ao organizador recobrar o contato e reenviá-lo aos editores da Revista a tempo de corrigir possíveis problemas.
  9. Os organizadores ficarão responsáveis pelo texto de apresentação do dossiê.

 

Da seleção de artigos, entrevistas e resenhas que poderão compor dos dossiês contemplados

Uma vez aprovados os dossiês, será estabelecida a data para a chamada de artigos e sistematização dos prazos para os organizadores entregarem o dossiê. Esse calendário será enviado para os organizadores. Os prazos determinados serão cobrados pelo Comitê Editorial e, em caso de descumprimento em reincidência, o dossiê poderá ser cancelado. Os dossiês aprovados serão publicados na RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, em outubro de 2024 e abril de 2025, em ordem estabelecida pela Revista. A edição será em versão digital. Reitera-se que os organizadores/proponentes serão responsáveis pela redação de uma apresentação ao dossiê, introduzindo os artigos e situando-os.

  1. A chamada pública para artigos referentes às temáticas será feita pela Revista, através do site oficial, e-mail e redes sociais.
  2. Os artigos selecionados para publicação deverão ser INÉDITOS.
  3. Os artigos que compuserem o dossiê deverão seguir rigorosamente as Diretrizes para Autores da RELACult (disponíveis em: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/about/submissions#onlineSubmissions); eventuais negligências das regras dos itens poderão acarretar na não consideração do artigo.
  4. Somente os artigos recebidos pelo sistema da revista (https://www.claec.org/relacult) serão encaminhados aos organizadores.
  5. A fase de avaliação acerca da pertinência do conteúdo do artigo para compor o dossiê é de responsabilidade dos organizadores. Os organizadores, no entanto, deverão informar o motivo de alguma possível desclassificação de artigo para o Comitê Editorial, impreterivelmente.
  6. Cada artigo submetido para o dossiê temático será objeto de avaliação específica aos Organizadores, ao final da qual podem ser sugeridas alterações ou exclusão do dossiê, ficando o Organizador incumbido de substituí-lo respeitando os prazos acordados com os editores.
  7. O Organizador poderá ser autor de um artigo e coautor em um segundo artigo, caso possua interesse.

 

Cronograma

Prazo para submissão: 06/04/2024 a 31/08/2024

Processo de avaliação: 01/09/2024 a 30/09/2024

Divulgação dos dossiês selecionados: 01/10/2024

 

Disposições gerais

  1. Não se tratando de atividade remunerada e sim de contribuição acadêmica, ao Organizador será assegurado direito à recepção de declaração expedida pela Editora CLAEC.
  2. Os participantes, ao efetivarem suas submissões, concordam com todas as regras explicitadas neste Edital e autorizam a publicação dos dossiês nos meios de divulgação estipulados pelo CLAEC, sendo os únicos responsáveis pela autoria e conteúdo apresentados.
  3. Os autores cederão os direitos autorais dos trabalhos submetidos, a título gratuito, funcionando a submissão do trabalho como prévia e expressa autorização exigida pela Lei nº 9.610/1998.
  4. Maiores informações poderão ser obtidas no site https://claec.org/editora/, assim como dúvidas podem ser esclarecidas pelo correio eletrônico: relacult@claec.org.
  5. Os casos omissos serão resolvidos pela Editora CLAEC.

 

Publicado em: 06 de abril de 2024

 

Clique aqui e acesse a versão em PDF.