Escultura e iconografia tumular infantil no Rio Grande do Sul: --uma metodologia em construção
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v6i4.1769Palabras clave:
Arte cemiterial, Estudos cemiteriais, Estudos da Infância, IconografiaResumen
Esta pesquisa em desenvolvimento no Programa de Doutorado do curso de Memória Social e Patrimônio Cultural (PPGMP-UFPEL) intenciona realizar o levantamento e a análise da icono-grafia de monumentos tumulares infantis de crianças falecidas até os sete anos de idade, e erguidos no Rio Grande do Sul entre os séculos XIX e XXI. A análise será composta pelo estudo dos elementos fotográficos e escultóricos, assim como do epitáfio e dados biográficos dos objetos, que compõe o monumento funerário. Em nossa pesquisa iremos abordar tais monumentos considerando sua materialidade, visualidade, espacialidade e significado sociocultural. O objetivo deste artigo, portanto, é explorar as possibilidades metodológicas atualmente pensadas nessa pesquisa para a exploração desse campo e a construção de um banco de fontes.
Palavras-Chave: Iconografia tumular; História da Infância; Metodologia de Pesquisa.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.