Possíveis contribuições do pensamento de Jesús Martín-Barbero para a problematização da mídia na escola: notas de leituras.
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1193Palabras clave:
Teoria das Mediações. Cultura. Mídia. Jesús Martín BarberoResumen
Com o intuito de contribuir com a construção teórica do objeto de estudo da pesquisa de mestrado profissional em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pampa (PPGEdu/Unipampa), busca-se nesse ensaio, estabelecer aproximações entre o pensamento de Jesús Martín-Barbero e o campo teórico-metodológico da mídia-educação (FANTIN, 2006, 2012; BELLONI, 2005, 2010) como meio para a formação crítica e reflexiva dos estudantes diante da cultura midiática, especialmente em relação aos conteúdos da Educação Física. Na pesquisa realizada por Bianchi, Pires e Vanzin (2008), constatou-se que no cenário específico da Educação Física Escolar, ainda existe um afastamento da discussão sobre a temática da mídia e das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem desse componente curricular. Dessa forma, propõe-se o estudo aprofundado das principais ideias e conceitos apresentados por Martín-Barbero em sua obra “Dos Meios às Mediações: Comunicação, Cultura e Hegemonia”, publicada pela primeira vez em 1987. Como resultado, espera-se que as reflexões construídas a partir deste ensaio contribuam com a sustentação teórica, bem como o desenvolvimento das experiências mídia-educativas previstas no trabalho.
Métricas
Citas
AZEVEDO, Victor de Abreu; PIRES, Giovani de Lorenzi. Análise da produção em educação física/esporte e mídia veiculada nos congressos do CBCE e da Intercom. In: IV Congresso sul-brasileiro de ciências do esporte. anais... faxinal do céu, paraná. 2008. .
BETTI, Mauro; PIRES, Giovani de Lorenzi. Mídia. In: GONZÁLEZ, Fernando. FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo.(Org.). Dicionário crítico de educação física. Ijuí: Editora Unijuí, 2005, p. 282-288.
BETTI, Mauro. Imagens em avalia-ação: uma pesquisa-ação sobre o uso de matérias televisivas em aulas de educação física. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. especial 2, p. 137-152, 2010. Editora UFPR
CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas híbridas. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2003.
DANTAS, José Guibson. Teoria das mediações culturais: uma proposta de Jésus Martín-Barbero para o estudo de recepção. Diálogos Possíveis, [S.l.], v. 7, n. 2, may. 2014. ISSN 2447-9047.
DEMO, P. Questões para a Teleducação. Petrópolis-RJ: Vozes, 1998.
FANTIN, Monica. Mídia-educação: conceitos, experiências e diálogos Brasil-Itália.Florianópolis: Cidade Futura, 2006.
¬¬¬¬FANTIN, Monica.Mídia-educacão: aspectos históricos e teórico-metodológicos.Olhar de professor, Ponta Grossa, 14(1): 27-40, 2011.
GIRARDELLO, Gilka; FANTIN, Monica. Diante do abismo digital: mídia-educação e mediações culturais. Perspectiva, Florianópolis, v. 27, n. 1, Editora da UFSC/NUP/ CED, 2009.
GIRARDELLO, Gilka; OROFINO, lsabel. Crianças, cultura e participação: um olhar sobre a mídia-educação no Brasil. Comunicação Mídia e Consumo, v. 9, n. 25, p. 73-90, 2012.
LISBOA, Mariana Mendonça. Representações do Esporte-da-Mídia na Cultura Lúdica das Crianças. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Florianópolis: UFSC, 2007.
MARTIN-BARBERO, Jesús. De losmedios a lãs mediaciones: comunicación, cultura y hegemonía.Barcelona: Gustavo Gili, 1987.
MARTIN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.
MARTIN-BARBERO, Jesús. Dos Meios às Mediações. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2001.
MARTIN-BARBERO, Jesús. América Latina e os anos recentes: o estudo da recepção em comunicação social. In: Souza, Mauro Wilton (org.). Sujeito, o lado oculto do receptor. São Paulo: Brasiliense, 2002.
MARTIN-BARBERO, Jesús. Ofício de Cartógrafo: travessias latino-americanas da comunicação na cultura. São Paulo: Loyola, 2004.
MENDES, Diego de Sousa. Educação Física e novas linguagens educacionais: sentidos e significados da produção de recursos audiovisuais na formação de professores da área. Monografia (Licenciatura em Educação Física). CDS/UFSC. Florianópolis: UFSC, 2005.
MARTIN-BARBERO, Jesús. Luz, Câmara e Pesquisa-ação: a inserção da mídia-educação na formação contínua de professores de Educação Física. 2008. 201f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). CDS/UFSC. Florianópolis: UFSC, 2008. 240.
MEZZAROBA, Cristiano. Os Jogos Pan-Americanos Rio/2007 e o agendamento midiáticoesportivo: um estudo de recepção com escolares.Dissertação (Mestrado em Educação Física). PPGEF/UFSC. Florianópolis: 2008.
OROFINO, Maria Isabel. Mídias e mediação escolar: pedagogia dos meios, participação e visibilidade. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2005. 241
OROZCO, Guilhermo G.. Comunicação, educação e novas tecnologias: tríade do século XXI. Revista Comunicação e Educação, São Paulo, n. 23, p. 57-70, 2002.
PRETTO, Nelson De Luca. Uma Escola sem/com Futuro. 3ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2001.
RIBEIRO, Luiza Carla; TUZZO, Simone Antoniaci. Jesus Martín Barbero e seus estudos de mediação na telenovela. Comunicação & Informação, v. 16, n. 2, p. 39-49, 2013.
SILVA, Angélica Caetano da.Os Discursos sobre saúde na mídia: limites e possibilidades de tematização na educação física escolar. 2011.
SOUZA, Daniel Minuzzi; CAETANO, Angélica; PIRES, Giovani De Lorenzi. Construindo diálogos em mídia-educação e Educação Física: algumas reflexões a partir de estudos do Observatório da Mídia Esportiva/UFSC. Revista Conhecimento Online, n. 1, v. 1, p. 01-22, set. 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.