A visão dos estudantes uruguaios fronteiriços sobre a integração cultural nos processos educativos da Universidade Federal do Pampa-Campus Jaguarão
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v2i4.293Palabras clave:
Integración cultural, Interculturalidad, Unipampa, Alumnos uruguayos fronterizosResumen
Neste trabalho acadêmico de finalização do Curso de Licenciatura em Pedagogia junto à Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), a temática abordada consiste na visão de estudantes uruguaios fronteiriços sobre a integração cultural nos processos educativos da UNIPAMPA – Câmpus Jaguarão. Desta temática desprende-se o seguinte problema: na visão dos alunos uruguaios fronteiriços que estudam na UNIPAMPA – Câmpus Jaguarão, a universidade promove a integração cultural em suas práticas educacionais? O estudo tem como objetivo geral investigar as percepções dos alunos uruguaios fronteiriços sobre a integração cultural junto ao Câmpus Jaguarão da UNIPAMPA, além de localizar alguns elementos, fatores ou condicionantes que poderiam favorecer ou desfavorecer tal integração. Cultural. Diversos autores e referências teóricas de corte cultural e educacional foram abordados para aprofundar e compreender melhor a temática em questão. A metodologia deste estudo teve como eixo a abordagem qualitativa, a qual permite olhar para as diferentes percepções dos atores dele participantes. Com este estudo, pode-se refletir acerca da integração cultural em uma instituição educativa de nível superior posicionada dentro de uma perspectiva intercultural.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.